Samurais

Os samurais foram guerreiros na época do Japão feudal.

Samurai: guerreiro japonês
Samurai: guerreiro japonês

 

História dos Samurais no Japão Feudal

 

 

Quem eram


Os samurais eram guerreiros japoneses que defendiam os daimio (senhores feudais). Em japonês, a palavra samurai significa “aquele que serve”. Foi entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade.

 

O código de conduta que seguiam



Os samurais tinham que seguir um código (chamado Bushido) de conduta e ética muito rígida. De acordo com o código, os samurais deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados. 

 

A espada e as práticas militares



A espada era o símbolo máximo dos samurais. Estes se preparavam desde a infância, recebendo treinamentos dos mestres mais experientes. 



Nos séculos XV e XVI, muitos samurais utilizaram as experiências militares e as qualidades adquiridas para se dedicarem à administração de negócios nas áreas de comércio e agricultura.

 

O fim dos samurais



No século XIX, com a restauração imperial (dinastia Meiji), ocorreu o fim do feudalismo no Japão. Os samurais foram perdendo prestígio e força. Em 1870, ocorreu uma revolta de samurais, porém foi fortemente reprimida pelo exército imperial do Japão.

 

O Dia do Samurai


O Dia do Samurai é comemorado em 24 de abril, data de aniversário do mestre Sensei Jorge Kishikawa, que foi o principal introdutor das artes samurais tradicionais em território brasileiro.

 

Foto antiga de um samurai com uma katana

Foto antiga de um samurai com uma katana (final do século XIX).

 

 

 

 



Última revisão: 20/08/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

 

Temas relacionados