Poluição Química Ambiental

Poluição química ambiental é a contaminação do meio ambiente por substâncias químicas nocivas que podem prejudicar a saúde dos ecossistemas e dos seres vivos.

Córrego afetado por poluente químico
Córrego afetado por poluente químico

 

O que é

 

Poluição química é a contaminação ambiental (solo e água principalmente) gerada por produtos químicos (poluentes).



Causas principais da poluição química:

 

A poluição química pode ser intencional ou acidental. A mais comum é a primeira forma, pois muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento. É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas.



Consequências principais:

 

• A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados. Todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado nestes casos. Além de peixes e plantas aquáticas, aves que se alimentam destes peixes também podem morrer.

 

• No solo, pode gerar problemas de contaminação de lençóis freáticos, nascentes de água e até deixar um terreno impróprio para a agricultura ou construção de habitações.

 

• Outro sério problema é quando ocorre o contato de seres humanos com solo ou água contaminada por produtos químicos, pois pode haver o desenvolvimento de doenças ou problemas graves de saúde. 

 

• Muitos poluentes químicos não são biodegradáveis, ou seja, persistem no meio ambiente por muito tempo, causando danos a longo prazo.

 

• A poluição química pode degradar a qualidade do ar, causando danos à vida selvagem e aos seres humanos. Isso pode levar a doenças respiratórias e outros problemas de saúde e também pode contribuir para as mudanças climáticas.

 

Peixes mortos num rio

Peixes mortos num rio: consequência da contaminação da água por produtos químicos.

 

 

Descontaminação

 

Descontaminar solo ou água é um processo de alto custo e, muitas vezes, demorado. Existem casos de terrenos, contaminados por produtos químicos, que ficam décadas sem utilização em função do grau elevado de contaminação e também do poder de toxidade do poluente. 

 

Nos casos de poluição de rios ou córregos o problema também é sério, pois a água leva o poluente por todo curso, contaminando as margens. É comum também, neste caso, o produto químico ficar depositado no fundo do rio, dificultando muito o processo de descontaminação.

 

 

Exemplos de poluentes químicos:

 

1. Produtos tóxicos minerais:

 

Sais de metais pesados

Sais minerais

Mercúrio

Ácidos

Chumbo

Álcalis



2. Produtos tóxicos orgânicos:

 

Fenóis

Hidrocarbonetos

Detergentes

 

 

Você sabia?

 

- Contaminar o meio ambiente é considerado um crime ambiental. Pessoas ou empresas que geram poluição química podem ter que pagar multas pesadas ou até mesmo serem presas por esta prática.

 

- Situações graves ou crônicas de poluição química pode provocar extinção de determinadas espécies animais, caso estas vivam apenas naquele ecossistema afetado.

 

- Os países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) são os que mais apresentam casos de poluição química ambiental no mundo.

 

- 11 de janeiro é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos.

 

 

Saiba mais:

 

Obtenha mais dados e informações sobre poluição e contaminação química no website da Fiocruz.

 

 



Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001