Poluição dos Rios
Poluição dos rios é a contaminação das águas fluviais por substâncias nocivas, como resíduos industriais, agrícolas e domésticos, que prejudicam a qualidade da água e os ecossistemas aquáticos.
Introdução
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos.
Causas
São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais.
Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.
A poluição dos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico, que é descartado dentro dos rios. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.
Margem de um rio poluído |
Consequências principais:
• Os produtos químicos que muitas indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios também provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam habitar as águas dos rios. Embora esta prática seja crime ambiental no Brasil, ainda é muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.
• Água de rios poluídos pode ser perigosa para o uso humano. Ela pode afetar fontes de água potável, levando a doenças e problemas de saúde como cólera, disenteria e envenenamento. Substâncias químicas industriais e agrícolas podem ter impactos de saúde de longo prazo, incluindo câncer e problemas reprodutivos.
• A poluição pode impactar negativamente indústrias que dependem da água dos rios, como a pesca, agricultura e turismo. Também pode levar a custos aumentados para tratamento de água e cuidados com a saúde.
Soluções para não ocorrer a poluição dos rios:
- Pessoas e empresas não devem jogar lixo dentro dos rios;
- Investimentos do setor público no tratamento de esgoto;
- Os governos devem punir rigorosamente pessoas e empresas que poluem os rios.
- Os governos não devem permitir a ocupação irregular próxima às margens dos rios.
Os rios mais poluídos do Brasil:
1º - Rio Tietê: a nascente é limpa, porém, o rio vai ficando cada vez mais poluído no decorrer do percurso até atingir a região da cidade de São Paulo, onde se torna extremamente poluído. Lixo, esgotos e resíduos industriais são as principais fontes poluidoras.
2º - Rio Iguaçu: maior rio do Paraná, possuí elevado índice de poluição. A falta de investimentos em saneamento básico e a grande urbanização desordenada em suas margens, são os principais responsáveis por esta triste situação.
3º - Rio Ipojuca: importante rio de Pernambuco, o Ipojuca recebe, em grande parte do seu curso, muito lixo e esgoto.
4º - Rio dos Sinos: é o rio mais poluído do Rio Grande do Sul. Mais uma vez o crescimento urbano desordenado e os resíduos industriais provocaram os elevados índices de poluentes neste rio.
5º - Rio Gravataí: esgoto doméstico, lixo e resíduos industriais poluem este rio que separa a cidade de Canoas de Porto Alegre.
6º - Rio das Velhas: a poluição é provocada, principalmente, por resíduos industriais originados no Parque Industrial de Belo Horizonte.
7º - Rio Capibaribe: a poluição é causada, principalmente, por resíduos urbanos de cerca de 40 cidades pernambucanas.
8º - Rio Caí: localizado na área norte de Porto Alegre, tem como principal fonte de poluição as indústrias da região.
9º - Rio Paraíba do Sul: rio que passa pelo território de três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) tem como principais fontes poluidoras as atividades industrial e extrativista mineral (principalmente de areia), além da agricultura e pecuária.
10º - Rio Doce: importante rio de Minas Gerais, tem a poluição gerada por resíduos químicos (provenientes de indústrias) e pesticidas (de propriedades rurais).
Rio Tietê na cidade de São Paulo: um dos rios mais poluídos do Brasil. |
Exemplos de rios despoluídos:
- Rio Tâmisa (Londres, Inglaterra)
- Rio Neiva (Portugal)
- Rio Sena (Paris, França)
Rio Sena: exemplo de rio que foi despoluído no século XX. |
Por Equipe Sua Pesquisa
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de referência do texto:
- VEYRET, Yvette. Dicionário do Meio Ambiente. São Paulo: Senac, 2012.
- BARSANO, Paulo Roberto e BARBOSA, Rildo Pereira. Meio ambiente: Guia prático e didático. São Paulo: Editora Érica, 2013.
Vídeo indicado no YouTube:
Poluição dos rios | Água é Vida - Canal TVE Bahia