Idade do Bronze
A Idade do Bronze foi um período da Pré-História em que houve o desenvolvimento da metalurgia do bronze.
O que foi
A Idade do Bronze foi o período da Pré-História e Antiguidade em que houve o desenvolvimento da metalurgia do bronze, que é uma liga metálica formada pela união do estanho com o cobre.
Datação do período
É complicado definir uma data exata para este período, pois cada civilização passou a fabricar este metal e usá-lo em épocas diferentes. Por convenção e para facilitar o estudo, podemos datar o período entre 4000 a.C. e 1.300 a.C. Vale destacar também que em cada região o processo de fabricação do bronze foi executado de um modo diferente.
- Na Grécia Antiga, o bronze começou a ser fabricado e usado em meados III milênio a.C.
- Na região da Mesopotâmia, o bronze passou a ser fabricado e usado por volta do final do IV milênio a.C.
- Na região da Ásia Central foi por volta do começo do II milênio a.C.
- Já na China, o período teve início por volta de 1.700 a.C.
- No Egito Antigo o bronze começou a ser usado por volta de 3.200 a.C.
Vaso ritual chinês da Idade do Bronze (dinastia Shang) |
Principais características da Idade do Bronze:
• Substituição de determinados instrumentos de pedra e cobre pelos de bronze, aumentando a produção (principalmente da agricultura) e a durabilidade. Vale destacar que o bronze é mais resistente e durável do que o cobre, que era o metal usado até então.
• Fabricação de armas de combate de bronze, dando ao povo que dominava este processo mais poder de conquista e dominação bélica. O desenvolvimento de armas de bronze gerou mudanças nas estratégias de guerra e na organização militar
• Uso do bronze para a fabricação de artefatos domésticos (facas, machados, etc.), melhorando a qualidade de execução de determinados serviços;
• Criação de instrumentos de caça mais eficientes (lanças, arpões, facões);
• Houve uma expansão significativa no comércio de longa distância durante a Idade do Bronze, facilitada pela demanda por bronze, que requeria o transporte de estanho e cobre de fontes distantes. Esta era viu o estabelecimento de extensas rotas comerciais que conectavam várias civilizações pela Europa, Ásia e Oriente Próximo;
• A Idade do Bronze testemunhou o surgimento dos primeiros centros urbanos e o desenvolvimento de sociedades complexas.
• Uso do bronze para a criação de objetos artísticos (máscaras, estatuetas, etc.) e de adorno (colares, pulseiras, anéis, etc.).
Esfinge egípcia da Idade do Bronze. |
Você sabia?
- Atualmente, o bronze é muito utilizado para fazer medalhas. Geralmente, a medalha dada aos atletas que ficam na terceira posição é confeccionada em bronze.
- Os polidores, escultores, fundidores de bronze ou profissionais que fazem peças desta liga metálica são chamados bronzistas.
- As civilizações antigas que vivenciaram a Idade do Bronze foram: os egípcios no Vale do Nilo, os sumérios e acádios na Mesopotâmia, os harapenses no Vale do Indo (na Índia), os minoicos e micênicos na região do Egeu e os chineses (na região da atual China).
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
KIDD, Rob. A Idade do Bronze. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
Fontes de referência do texto:
ARRUDA. José Jobson de Andrade. História Antiga e Medieval. São Paulo: Editora Ática, 1988.
GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.
Vídeo indicado no YouTube:
As BRUTAIS Civilizações da Idade do Bronze - Canal Foca na História