Idade do Bronze

A Idade do Bronze foi um período da Pré-História em que houve o desenvolvimento da metalurgia do bronze.

Machado duplo da Idade do Bronze (Creta)
Machado duplo da Idade do Bronze (Creta)

 

O que foi


A Idade do Bronze foi o período da Pré-História e Antiguidade em que houve o desenvolvimento da metalurgia do bronze, que é uma liga metálica formada pela união do estanho com o cobre.



Datação do período


É complicado definir uma data exata para este período, pois cada civilização passou a fabricar este metal e usá-lo em épocas diferentes. Por convenção e para facilitar o estudo, podemos datar o período entre 4000 a.C. e 1.300 a.C. Vale destacar também que em cada região o processo de fabricação do bronze foi executado de um modo diferente.

 

- Na Grécia Antiga, o bronze começou a ser fabricado e usado em meados III milênio a.C.

 

- Na região da Mesopotâmia, o bronze passou a ser fabricado e usado por volta do final do IV milênio a.C.

 

- Na região da Ásia Central foi por volta do começo do II milênio a.C.

 

- Já na China, o período teve início por volta de 1.700 a.C.

 

- No Egito Antigo o bronze começou a ser usado por volta de 3.200 a.C.

 

Foto de um vaso de bronze de cor escura

Vaso ritual chinês da Idade do Bronze (dinastia Shang)




Principais características da Idade do Bronze:


Substituição de determinados instrumentos de pedra e cobre pelos de bronze, aumentando a produção (principalmente da agricultura) e a durabilidade. Vale destacar que o bronze é mais resistente e durável do que o cobre, que era o metal usado até então.

 

Fabricação de armas de combate de bronze, dando ao povo que dominava este processo mais poder de conquista e dominação bélica. O desenvolvimento de armas de bronze gerou mudanças nas estratégias de guerra e na organização militar

 

Uso do bronze para a fabricação de artefatos domésticos (facas, machados, etc.), melhorando a qualidade de execução de determinados serviços;

 

Criação de instrumentos de caça mais eficientes (lanças, arpões, facões);

 

Houve uma expansão significativa no comércio de longa distância durante a Idade do Bronze, facilitada pela demanda por bronze, que requeria o transporte de estanho e cobre de fontes distantes. Esta era viu o estabelecimento de extensas rotas comerciais que conectavam várias civilizações pela Europa, Ásia e Oriente Próximo;

 

A Idade do Bronze testemunhou o surgimento dos primeiros centros urbanos e o desenvolvimento de sociedades complexas.

 

Uso do bronze para a criação de objetos artísticos (máscaras, estatuetas, etc.) e de adorno (colares, pulseiras, anéis, etc.).

 

Esfinge egípcia da Idade do Bronze
Esfinge egípcia da Idade do Bronze.

 

 

Você sabia?

 

- Atualmente, o bronze é muito utilizado para fazer medalhas. Geralmente, a medalha dada aos atletas que ficam na terceira posição é confeccionada em bronze.

 

- Os polidores, escultores, fundidores de bronze ou profissionais que fazem peças desta liga metálica são chamados bronzistas.

 

- As civilizações antigas que vivenciaram a Idade do Bronze foram: os egípcios no Vale do Nilo, os sumérios e acádios na Mesopotâmia, os harapenses no Vale do Indo (na Índia), os minoicos e micênicos na região do Egeu e os chineses (na região da atual China).

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).