Idade do Cobre e suas características
A Idade do Cobre foi um período de transição entre o Neolítico e a Idade do Bronze, caracterizado pelo uso do cobre para a fabricação de ferramentas e armas, marcando os primeiros passos na metalurgia.
Período em que ocorreu
A Idade do Cobre é um período da Pré-História que corresponde à transição do Neolítico para a Idade do Bronze. Portanto, teve início entre 4.000 a.C. e 3.000 a.C., iniciando desta forma a Idade dos Metais. O cobre foi um dos primeiros metais a ser utilizado pelos homens pré-históricos. Foi um período de grandes avanços, principalmente no tocante a confecção de ferramentas e instrumentos de caça. Também foi importante, pois significou um período de conhecimento de processos metalúrgicos (fundição). Estes foram de fundamental importância para a produção futura de outros metais, baseados na elaboração de ligas metálicas.
Este período pré-histórico teve grande desenvolvimento, principalmente, na Europa, Oriente Médio e sul da Ásia. Na América do Sul, povos pré-colombianos que habitavam regiões do Peru e Bolívia também utilizaram o cobre, a partir do século X a.C.
É importante destacar que a Idade do Cobre não ocorreu simultaneamente em todo o mundo; seu início e características variaram muito dependendo da região e dos desenvolvimentos culturais locais.
Principais características da Idade do Cobre:
• Confecção de artefatos de cobre, facilitando a vida cotidiana. Exemplos: potes, copos, vasilhas e facas.
• Confecção de armas do cobre (lanças, facões e machados), facilitando a caça de animais.
• Produção de objetos artísticos de cobre como, por exemplo, estatuetas e máscaras.
• Uso do cobre na agricultura, através da confecção de instrumentos agrícolas como as enxadas e charruas. Estas últimas foram fundamentais para o aumento da produtividade no campo. Este avanço resultou no aumento da produção de alimentos e, por consequência, no crescimento populacional entre as comunidades que dominavas a técnica de fundição do cobre.
• Surgimento de trabalhos especializados nas comunidades, sendo que os homens que dominavam a arte de confecção de objetos de cobre, possivelmente, adquiriram uma importância social maior em relação aos outros trabalhadores.
• O período foi marcado por várias inovações tecnológicas, não apenas em metalurgia, mas também em áreas como produção têxtil e construção.
• Houve um aumento no comércio de longa distância, especialmente em cobre e outros recursos valiosos, levando a uma maior interação e troca cultural.
• Confecção de armas de guerra (espadas e escudos), principalmente no período final da Idade do Cobre. Possibilitou vantagens, em momentos de guerra, às comunidades que dominavam esta arte.
Ferramentas pré-históricas da Idade do Cobre |
Cabeça de Ídolo da Idade do Cobre |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do texto:
NEVES W.A., RANGEL M.J.JR. & MURRIETA R.S. Assim caminhou a humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2015.
Vídeo indicado no YouTube:
Idade dos Metais e Pré-História: Idade do Ferro, Idade do Cobre e do Bronze - Como surgiu o metal? - Canal História Dinâmica