Gutenberg e a invenção da prensa móvel
Gutenberg foi um inventor e gráfico alemão do século XV. Seu grande feito foi a invenção da impressão por tipos móveis.
Nome Completo
João Gutenberg (em português) / Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg (em alemão)
Quem foi
Gutenberg foi um gravador, inventor e gráfico alemão do século XV. É conhecido por ter inventado a prensa móvel, equipamento que revolucionou a reprodução de livros.
Biografia resumida
Gutenberg nasceu na cidade de Mainz (Sacro Império Romano-Germânico) em 1398 (data exata desconhecida). Ele veio de uma origem modesta; seu pai era comerciante e sua mãe também vinha de uma família de comerciantes. Após a morte de seu pai, ele se mudou para Estrasburgo com sua mãe, onde iniciou suas experiências com impressão.
Desde a infância se interessou pela leitura de livros, que naquela época ainda eram cópias feitas a mão, principalmente por monges católicos.
Em 1434, foi morar na cidade de Estrasburgo (França), onde trabalhou como aprendiz de ourives. Também trabalhou, neste período, com estamparia de lâminas de metal e lapidação de pedras preciosas.
Gutenberg inventou a prensa mecânica por tipos móveis por volta de 1440.
Apesar de sua invenção inovadora, Gutenberg enfrentou dificuldades financeiras. Uma disputa comercial com seu financiador, Johann Fust, levou a um processo. Fust processou Gutenberg, ganhou o caso e assumiu sua oficina de impressão. Gutenberg estava financeiramente arruinado e suas contribuições para a impressão não foram totalmente reconhecidas até depois de sua morte.
Em seus últimos anos, Gutenberg viveu em relativa obscuridade. Em 1465, ele recebeu o título de Hofmann (cavalheiro da corte) pelo Eleitor de Mainz, Adolph II von Nassau, que lhe rendeu um pequeno estipêndio (espécie de bolsa ou ajuda de custo), mas seus últimos anos ainda foram marcados pela falta de reconhecimento por sua contribuição revolucionária para a sociedade.
Gutenberg morreu na cidade de Mainz (Alemanha) em 3 de fevereiro de 1468.
Estátua de Gutenberg (fachada da antiga Casa Garraux, São Paulo). |
Invenção da prensa móvel
Inventou a prensa de tipos móveis, em 1439, que revolucionou a produção de livros no século XV. Graças a essa invenção, os livros, que antes eram reproduzidos a mão, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e barata. Essa invenção foi de extrema importância na época do Renascimento, pois favoreceu a circulação de ideias e conhecimentos de forma mais rápida. O invento também favoreceu o processo das Reformas Religiosas.
Curiosidade histórica:
O primeiro livro impresso pelo método inventado por Gutenberg foi a Bíblia Sagrada, cuja impressão foi terminada em 1455. A Bíblia de Gutenberg, também conhecida como a Bíblia de 42 linhas, foi concluída por volta de 1455 e é aclamada por sua alta qualidade estética e técnica. Hoje, restam poucas cópias da Bíblia de Gutenberg e são consideradas incrivelmente valiosas.
Bíblia de Gutenberg: o primeiro livro impresso da história. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
11 FATOS interessantes sobre JOHANNES GUTENBERG - Conheça o pai da IMPRENSA - Canal Evidência Histórica