Antístenes
Antístenes foi um filosofo grego antigo conhecido por ter fundado a Escola Cínica de Filosofia.
Quem foi Antístenes?
Antístenes foi um importante filósofo ateniense da Grécia Antiga. É reconhecido por fundar as bases do Cinismo filosófico.
Seus temas filosófico de interesse foram o ascetismo, a ética, a linguagem, a literatura e a lógica.
Biografia
Antístenes nasceu em Atenas, em 445 a.C. Era filho de um ateniense, também chamado Antístenes, e sua mãe era considerada trácia (nascida na Trácia, norte do Mar Egeu). Algumas fontes sugerem que ela poderia ter sido frígia, uma opinião provavelmente derivada da resposta sarcástica de Antístenes a um homem que o insultou por não ser um cidadão ateniense genuíno.
Em sua juventude, Antístenes lutou em Tanagra em 426 a.C. Ele estava tão ansioso para ouvir as palavras de Sócrates que costumava caminhar diariamente do porto de Pireu até Atenas, uma distância de cerca de 9 quilômetros. Ele até convenceu seus amigos a acompanhá-lo.
Antístenes foi aluno de Sócrates e inicialmente aprendeu retórica com Górgias.
Antístenes esteve presente na morte de Sócrates. Ele nunca perdoou os perseguidores de seu mestre e diz-se que foi fundamental para obter sua punição. Ele sobreviveu à Batalha de Leuctra em 371 a.C.
Diz-se que Antístenes deu palestras no Cynosarges, um ginásio para uso dos atenienses nascidos de mães estrangeiras, perto do templo do herói Herácles (Hércules). Atraiu as classes mais pobres pela simplicidade de sua vida e ensino. Ele usava capa e carregava cajado e carteira, e esse traje passou a ser o uniforme de seus seguidores.
Apesar de algumas fontes sugerirem que ele morreu aos 70 anos, aparentemente ele ainda estava vivo em 366 A.C. Ele devia ter quase 80 anos quando morreu em Atenas, por volta de 365 a.C.
Antístenes: o fundador do cinismo na filosofia grega antiga. |
Principais ideias filosóficas de Antístenes:
• Cinismo: Antístenes é frequentemente creditado por lançar as bases da filosofia cínica. Os cínicos defendiam uma vida simples, livre de todas as posses.
• Ascetismo: ele defendeu uma vida ascética vivida de acordo com a virtude. O ascetismo envolve autodisciplina e rejeição de todas as formas de indulgência.
• Ética acima da metafísica: os interesses filosóficos de Antístenes estavam mais alinhados com a ética do que com a metafísica ou a epistemologia. Ele acreditava que a virtude moral é o único bem e todas as outras coisas são irrelevantes para alcançar a felicidade.
• Virtude e felicidade: como Sócrates e os estoicos, Antístenes acreditava que a virtude é suficiente para a felicidade. Ele sustentava que a felicidade não é uma questão de circunstância ou posse de bens materiais, mas da relação de alguém com a virtude.
• Intelectualismo ético: Antístenes aderiu ao intelectualismo ético, a crença de que o conhecimento moral é suficiente para prevenir transgressões. Isso significa que se uma pessoa sabe o que é certo, ela fará o que é certo.
• Linguagem e referência: ele fez uma distinção entre sentido e referência na filosofia da linguagem. Isso envolve diferenciar entre o que as palavras significam (sentido) e a que se referem (referência).
• Lógica: via a lógica como uma ferramenta para alcançar a virtude e viver em acordo com a natureza. Ele enfatizava o uso da razão para alcançar a sabedoria prática e a autossuficiência.
Busto do filósofo Antístenes. |
Publicado em 15/05/2024
Por Jefferson Evandro Machado Ramos (graduado em História pela USP)
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
- LONG, A.A. (Org.). Primórdios da Filosofia Grega. Trad. Paulo Ferreira. São Paulo: Editora Ideias e Letras, 1999.