Importantes Filósofas da História
Conheça quais são as filósofas mais importantes da História.
Quais são as mais conhecidas e importantes filósofas da História?
• Hipátia de Alexandria (370-415): foi uma renomada filósofa e matemática grega que viveu em Alexandria, Egito. Ela é conhecida por suas contribuições para os campos da Astronomia, Lógica, Matemática e Filosofia. Hipátia foi uma figura importante no desenvolvimento do neoplatonismo, uma escola filosófica que combinava elementos do platonismo e do aristotelismo.
• Hildegarda de Bingen (1098-1179): foi uma filósofa, abadessa, mística, escritora, compositora e cientista alemã do século XII, reconhecida por suas visões religiosas, obras teológicas e contribuições para a medicina e a música medieval.
• Cristina de Pisano (1364-1430): escritora e filósofa italiana do final da Idade Média, considerada uma das primeiras defensoras dos direitos das mulheres e autora de obras como "A Cidade das Damas".
• Olympe de Gouges (1748-1793): foi uma escritora, filósofa e ativista política francesa do século XVIII, pioneira na luta pelos direitos das mulheres e autora da "Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã".
• Simone de Beauvoir (1908-1986): foi uma filósofa existencialista, escritora e teórica feminista francesa. Sua obra mais famosa, O Segundo Sexo, é um texto seminal na filosofia feminista que critica a construção social do gênero e defende a libertação das mulheres.
• Hannah Arendt (1906-1975): foi uma teórica política e filósofa germano-americana. Ela é mais conhecida por seu trabalho sobre totalitarismo, democracia e a natureza da ação política. Suas principais obras incluem As Origens do Totalitarismo, A Condição Humana e Eichmann em Jerusalém.
• Mary Wollstonecraft (1759-1797): foi uma escritora, filósofa e ativista dos direitos das mulheres britânica. Seu trabalho mais famoso, A Vindication of the Rights of Woman, é um clássico feminista que defende a educação e a igualdade das mulheres.
Mary Wollstonecraft: importante filósofa britânica do século XVIII. |
• Elizabeth Anscombe (1919-2001): foi uma filósofa analítica britânica que fez importantes contribuições para a filosofia da linguagem, ética e filosofia da ação. Ela é mais conhecida por seu trabalho sobre intenção e o conceito de "intencional".
• Edith Stein (1891-1942): filósofa alemã e freira católica romana. Ela é conhecida por seu trabalho sobre a empatia e a filosofia da pessoa. Stein foi uma figura proeminente no movimento fenomenológico e seu trabalho é considerado uma importante contribuição para a filosofia da consciência.
• Judith Butler (1956-): é uma filósofa e teórica de gênero americana. Seu trabalho sobre gênero e sexualidade tem influenciado a teoria feminista e os estudos queer. Seus principais trabalhos incluem Gender Trouble e Bodies That Matter.
• Hypatia Bradlaugh Bonner (1858-1933): foi uma filósofa e feminista britânica que escreveu extensivamente sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo ética, religião e questões sociais. Ela era uma defensora dos direitos das mulheres e uma defensora do secularismo.
• Patricia Churchland (1943-): é uma filósofa canadense-americana conhecida por seu trabalho sobre a filosofia da neurociência e a natureza da consciência. Seus principais trabalhos incluem Neurofilosofia e Braintrust.
• Vandana Shiva (1952-): física, filósofa e ativista ambiental indiana contemporânea, reconhecida por sua defesa da biodiversidade, da agricultura sustentável e dos direitos das comunidades indígenas e camponesas.
• Martha Nussbaum (1947-): é uma filósofa e especialista em ética americana que fez importantes contribuições para os campos da filosofia política, teoria feminista e filosofia do Direito. Seus principais trabalhos incluem The Fragility of Goodness e Sex and Social Justice.
Hipátia de Alexandria: importante filósofa do mundo grego antigo. |
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos (graduado em História pela USP)
Publicado em 27/04/2023
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
COTRIM, Gilberto. História da filosofia: de Parmênides a Foucault. São Paulo: Saraiva, 2013.
Vídeo indicado no YouTube:
Conheça MULHERES FILÓSOFAS na história - Canal Básico de Filosofia