Hicsos
Os hicsos foram um povo da Antiguidade que conquistaram o Egito.
Quem foram os Hicsos?
Os hicsos foram um povo da Antiguidade, que viveu na região do Oriente Médio. Os hicsos eram originários das regiões da Síria e Canaã (região entre o Mediterrâneo e o rio Jordão).
Eles ficaram conhecidos, na história, por terem conquistado a região do Baixo Egito, por volta do ano 1800 a.C. Dominaram a região por dois séculos. Foram expulsos do Egito apenas em 1580 a.C., durante o reinado do faraó Amósis I.
Principais características dos hicsos:
• O povo hicso possuía grande e eficiente capacidade bélica. Usavam muito bem o cavalo como meio de transporte nas batalhas. Contavam também com carros de guerra e armas (espadas, adagas, escudos e armaduras) confeccionadas em ferro. Esse fato deu grande vantagem aos hicsos na conquista do Baixo Egito, no século XVII a.C., já que os egípcios desconheciam o uso de desse metal para a fabricação de armamentos.
• Embora fossem guerreiros, suas principais atividades econômicas eram o comércio, a agricultura e a criação de animais.
• Durante a conquista do Egito, absorveram vários aspectos culturais dos egípcios. Inclusive, não impuseram sua cultura e modo de vida aos conquistados, pelo contrário, os egípcios tiveram liberdade para continuar com sua cultura e modo de vida.
A religião dos hicsos
A religião dos Hicsos mostrava uma mistura de suas próprias crenças religiosas do Oriente Próximo com a religião tradicional egípcia. Os Hicsos reverenciavam um deus da tempestade e do clima, geralmente identificado como Baal pelos estudiosos, semelhante à divindade cananeia. Eles também adotaram e adoraram deuses egípcios tradicionais, notavelmente Set, que foi assimilado ao seu deus da tempestade devido a atributos semelhantes, como força e caos. Esse sincretismo destacou sua tentativa de se integrar à cultura egípcia, mantendo sua identidade religiosa distinta.
A coexistência e fusão de suas práticas religiosas nativas com as dos egípcios, durante seu domínio, é um testemunho das interações culturais e da tolerância religiosa daquela época.
A arte dos hicsos
Em termos de arte, o período dos Hicsos no Egito foi marcado por uma fusão distinta de estilos egípcios e asiáticos, refletindo a síntese cultural da época. A arte Hicsos, embora influenciada pelas tradições egípcias, introduziu novos elementos típicos de suas origens do Oriente Próximo. Isso é evidente em sua cerâmica, que exibia um uso mais variado de formas e técnicas de decoração, incluindo a introdução de novos estilos de cerâmica e o uso do torno de oleiro, que não era comum no Egito anteriormente.
A confecção de joias também viu inovações com a introdução de novos designs e técnicas, como o uso de tipos mais diversos de gemas e pedras. Além disso, suas contribuições arquitetônicas, embora menos documentadas, sugerem uma mistura de estilos egípcios e asiáticos, como visto nos restos de suas fortificações e estruturas palacianas.
Você sabia?
Foram os hicsos que introduziram os carros de guerra e fabricação de armas de ferro no Egito Antigo.
Pintura mostrando o faraó Amósis I (direita) combatendo os hicsos as margens do rio Nilo. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
História da Antiguidade Oriental
Autor: Giordani, Mário Curtis
Editora: Vozes
Fonte de referência do site:
- GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.