Política do Pão e Circo na Roma Antiga

Saiba o que foi o Pão e Circo, quais seus objetivos e características.

Explicação sobre o que foi o Pão e Circo na Roma Antiga
Explicação sobre o que foi o Pão e Circo na Roma Antiga

 

Pergunta:

 

O que foi a Política do Pão e Circo na Roma Antiga?

 

Resposta:

 

O que foi

 

A política do Pão e Circo (Panem et circenses, em latim) foi uma estratégia utilizada, principalmente pelo imperador romano Júlio César (100 a.C.-44 a.C.), para diminuir as tensões sociais e possíveis revoltas em Roma e outras cidades do império.

 

Embora tenha surgido no final do período republicano, o Pão e Circo foi aperfeiçoado e mais utilizado no período imperial.

 

Como era e principais características:

 

O governo imperial oferecia, aos romanos mais pobres, pão e outros alimentos básicos. Também eram realizados espetáculos, de luta de gladiadores, para entreter os romanos. Essas lutas violentas ocorriam nos anfiteatros das cidades. A população pobre tinha acesso gratuíto a esses espetáculos.

 

Objetivos do pão e circo

 

Como havia muitas pessoas famintas e desempregadas nas grandes cidades do Império Romano, o governo buscou oferecer alimentos e entretenimento. A luta de gladiadores era muito popular e os romanos gostavam muito de assistir.

 

Além do imperador ganhar a simpatia dos mais pobres, essa estratégia amenizava o sentimento de abandono, presente nas camadas sociais mais desfavorecidas do império. Era também uma forma de desviar a atenção das pessoas desfavorecidas, evitando o surgimento de rebeliões e revoltas populares.

 

Curiosidades históricas:

 

- Além das lutas entre gladiadores, ocorriam lutas entres feras (tigres, elefantes, ursos, panteras e leões) e até mesmo entre gladiadores e feras. Esse animais eram obtidos, principalmente, nas províncias romanas do Norte da África.

 

- Grande parte dessas lutas terminavam na morte de um dos gladiadores.

 

- Além dessas lutas de gladiadores, as corridas de biga também eram realizadas para entreter os romanos.

 

- O principal palco da luta de gladiadores foi o Coliseu de Roma. Cerca de 80 mil pessoas podiam assistir aos espetáculos nesse gigante anfiteatro.

 

Pintura mostrando a luta de gladiadores romanos
Luta de gladiadores romano: Pão e Circo para diminuir as tensões sociais nas grandes cidades romanas.



 




Resposta elaborada por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).