Sedentarização dos Seres Humanos

Veja neste texto como ocorreu a sedentarização dos seres humanos com a agricultura e os primeiros núcleos urbanos.

Resposta sobre a sedentarização dos seres humanos
Resposta sobre a sedentarização dos seres humanos

 

Pergunta:

 

Como ocorreu a sedentarização dos seres humanos?

 

Resposta:

 

Os seres humanos deixaram de ser nômades para serem sedentários (fixos) quando desenvolveram a agricultura. O início da domesticação dos animais e a criação de gado (pecuária) também colaboraram para esse processo.

 

Os primeiros núcleos urbanos surgiram na Mesopotâmia (vale dos rios Tigre e Eufrates) e no nordeste da África (vale do rio Nilo) com a Civilização Egípcia. Esse processo ocorreu entre os séculos X a.C. e III a.C.

 

O domínio da agricultura gerou uma grande e importante transformação na vida de muitas populações. Esse processo é chamado de Revolução Agrícola.

 

 Em quase todas as regiões, a vida sedentária, a agricultura e a possibilidade de estocar alimentos geraram o crescimento populacional e à formação de aglomerações de seres humanos.

 

Você sabia?

 

- Por criarem suas cidades às margens de importante rios e pela dependência (da água) que tinham deles, essas primeiras civilizações são conhecidas como "Civilizações Hidráulicas".

 

 

Imagem mostrando a agricultura e a pecuária no Egito Antigo

Agricultura e Pecuária: fundamentais para o processo de sedentarização dos seres humanos (na imagem: agricultura e pecuária no Egito Antigo).

 

 

 



Resposta elaborada por:


Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).