Movimento Verde-Amarelo do Modernismo

Movimento cultural e literário brasileiro dos anos 1920 que exaltava o nacionalismo, buscando valorizar a identidade cultural do Brasil através de elementos indígenas e da língua portuguesa falada no país.

Explicação sobre o movimento Verde-Amarelo
Explicação sobre o movimento Verde-Amarelo

 

Pergunta:

 

O que foi o movimento "Verde-Amarela" na literatura do Modernismo brasileiro? Quais foram suas principais características?

 

Resposta:

 

O que foi

 

O “Verde-Amarelo” foi um movimento literário nacionalista, de meados da década de 1920, dentro do Modernismo brasileiro. Um dos seus principais representantes foi o jornalista, político e escritor Plínio Salgado. Ele foi um dos fundadores do movimento, em conjunto com Menotti Del Picchia e Cassiano Ricardo, também escritores.

 

O movimento “verde-amarelismo”, como também ficou conhecido, foi fundado em 1926. O marco inicial foi a conferência dada por Plínio Salgado, ocorrida nesse ano, cujo título era "A Anta e o Curupira". Em 1927, o movimento passou a ser chamado de Grupo Anta.

 

Principais características:

 

- Posição radical em favor dos ideais nacionalistas, ou seja, uma cultura puramente brasileira sem influências estrangeiras.

 

- Presença do nativismo (valorização dos indígenas brasileiros e desprezo aos estrangeiros).

 

- Valorização do passado brasileiro que, de acordo com os seguidores desse movimento, era portador das tradições puramente nacionais.

 

- O movimento era contrário ao sistema ideológico do Brasil daquela época. Os integrantes do movimento “verde-amarelo” tinham como um dos objetivos não fazer parte desse sistema ideológico.

 

- Presença de forte patriotismo e ufanismo (orgulho excessivo do país em que nasceu).

 

- Defesa do uso de linguagem coloquial (informal) no lugar do uso das regras gramaticais.

 

- Super valorização das qualidades culturais, humanas, históricas e geográficas do Brasil.

 

Você sabia?

 

Plínio Salgado (1895-1975), um dos principais representantes do movimento “verde-amarelo” foi líder da AIB (Ação Integralista Brasileira), que tinha forte tendência ultranacionalista, tradicionalista, conservadora e com grande afinidade com o fascismo italiano. A AIB atuou politicamente no Brasil entre 1932 e 1937.

 

Foto do escritor Menotti Del Picchia lendo

Menotti Del Picchia: escritor foi um dos principais representantes do movimento "Verde-Amarelo" na literatura modernista brasileira.

 

 

 

 


 

Resposta elaborada por:

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).

- a pergunta foi enviada por Silva R. L. Garcia em abril de 2020.