Cinco Reinos dos Seres Vivos

De acordo com a classificação científica, existem cinco reinos dos seres vivos.

Seres vivos: classificação em cinco reinos
Seres vivos: classificação em cinco reinos

 

A classificação em reinos

 

Esta divisão faz parte de um clássico sistema de classificação dos seres vivos. A classificação dos seres vivos em 5 reinos foi proposta, em 1969, pelo biólogo e botânico norte-americano Robert Whittaker. Ele tem como base as características fisiológicas destes seres. Como existem milhões de espécies de seres vivos, em nosso planeta, este sistema de classificação é extremamente útil. Ele facilita a identificação dos seres, as relações existentes entre as espécies de cada reino, além de ajudar no estudo e entendimento da evolução.

 

Vale lembrar que dentro dos reinos existe um esquema de classificação interno (filo, classe, ordem, família e gênero), cujo objetivo é agrupar as espécies de um determinado reino, de acordo com características específicas.

 

OS CINCO REINOS

 

1. Reino Animal (Animalia)


Principais características: são multicelulares; não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento; a maioria das espécies (cerca de 95%) é formada por invertebrados; a minoria (cerca de 5%) é composta por animais vertebrados (entre eles o ser humano); possuem a capacidade de locomoção.

 

Exemplos de representantes deste reino: Homem, cão, gato, zebra, leão, cavalo, aranhas, serpentes, lagartos, sapos, caranguejo, escorpião, pato, galinha, gavião, peixes e insetos.

 

Nesse reino, o maior animal vivo é a baleia azul que atinge 30 metros de comprimento.

 

Foto de uma abelha sobre uma flor

No Reino Animal, os insetos estão presentes em maior quantidade (foto: abelha).

 

 

2. Reino Vegetal (Plantae)

 

Principais características: composto pelas plantas; são organismos eucariotos; produzem o próprio alimento através da fotossíntese; maioria das espécies é multicelular; com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.

 

Exemplos de representantes deste reino: árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e samambaias.

 

 

3. Reino dos Fungos (Fungi)

 

Principais características: a maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca luz e muita umidade; são eucariotas; a reprodução pode ser sexuada ou assexuada (depende da espécie).

 

Exemplos de representantes deste reino: cogumelos, leveduras e bolores.

 

Foto com dois cogumelos vermelhos

Os cogumelos fazem parte do Reino Fungi.



4. Reino dos Protistas (Protista)

 

Principais características: são eucariotas (formados por células que apresentam núcleo); são organismos intermediários, ou seja, apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso das algas).

 

Exemplos de representantes deste reino: amebas (protozoário de vida livre que pode ser parasita ou comensal), flagelados, esporozoários e algas.

 


5. Reino das Moneras (Monera)

 

Principais características: são unicelulares (formados por apenas uma célula); não apresentam núcleo organizado (são procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso planeta.

 

Exemplos de representantes deste reino: bactérias, cianobactérias (microrganismos unicelulares fotossintéticos) e arqueobactérias (grupo diverso de microorganismos unicelulares).

 

Imagem mostrando espécies de cordões com bolinhas verdes interligadas

Cianobactérias: pertencentes ao Reino Monera (imagem ampliada em microscópio)

 

 

Veja também:

 


Bactérias


Fungos


Mundo Animal

 

 



Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001