Revolução Puritana

A Revolução Puritana foi uma guerra civil entre os apoiadores do rei inglês Carlos I e o Parlamento Inglês, comandado por Oliver Cromwell.

Batalha de Naseby durante a Revolução Puritana
Batalha de Naseby durante a Revolução Puritana

 

O que foi

 

A Revolução Puritana, também conhecida como Guerra Civil Inglesa, começa em 1628, quando o Parlamento inglês impõe a Carlos I Stuart a Petição dos Direitos, limitando o poder da Coroa. O rei dissolve então o Parlamento e governa sozinho até 1642, quando irrompe a guerra civil.




Causas principais


• Desde 1629, o absolutismo dos reis ingleses provocava conflitos religiosos: líderes da Igreja Anglicana, queriam a unidade religiosa do país e perseguiam os católicos e puritanos que se recusavam a obedecer à hierarquia da Igreja.

• De 1629 a 1640, Carlos I dispensou o Parlamento e governou sozinho. Este período, conhecido como "Tirania dos Onze Anos" ou "Governo Pessoal", aprofundou ainda mais a divisão entre o rei e muitos súditos, especialmente os puritanos.

• Em 1640, diante da revolta dos escoceses, que desejavam manter sua Igreja Presbiteriana, Carlos I convocou o Parlamento para levantar um exército. Os parlamentares dirigiram ao rei uma grande contestação, e este, ao tentar impedi-los, acaba provocando uma guerra civil.




Consequências:


O principal trunfo de Carlos I era sua legitimidade: sagrada e respeitada por todos, defendia ordem e tradição. A balança de poder, no entanto, pendeu a favor dos parlamentares, cujo exército, liderado por Oliver Cromwell, derrotou as tropas reais. Depois de ter se refugiado na Escócia, Carlos I foi entregue aos ingleses. Os parlamentares estavam divididos, mas o rei foi finalmente julgado e executado em 1649 em praça pública. A República foi então instaurada e, em 1653, Cromwell acabou dissolvendo o Parlamento.



Os principais personagens da Revolução Puritana:

Retrato pintado do rei Carlos I da Inglaterra

Carlos I: rei da Inglaterra



 

Retrato pintado de Oliver Cromwell

Oliver Cromwell: militar, político e lorde protetor da Inglaterra, liderou o Parlamento Inglês durante a Revolução Puritana.

 

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).