Mencheviques
Os mencheviques foram uma facção moderada do Partido Operário Social-Democrata Russo, que defendia uma transição gradual ao socialismo por meio de reformas democráticas, em contraste com os bolcheviques, que defendiam a revolução imediata.
Que eram e significado
Os mencheviques eram um grupo político que fazia parte do POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo) no começo do século XX. Tiveram papel fundamental na queda do czarismo em 1917, durante a Revolução Russa, sendo liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov.
A palavra é de origem russa, menchinstvo, que significa minoria.
Principais objetivos e atuação dos mencheviques na Revolução Russa
Os mencheviques defendiam a queda do czarismo na Rússia e a implantação do socialismo no país. Porém, os mencheviques acreditavam que esta transição deveria ocorrer gradualmente, através de reformas políticas e econômicas. Por outro lado, os bolcheviques, comandados por Lênin, defendiam a queda do czarismo e a implantação imediata de um governo socialista, que representasse os operários e camponeses.
Em Fevereiro de 1917 (Revolução de Fevereiro), ocorreu a queda do czarismo com a abdicação do Czar Nicolau II. Com o apoio da burguesia, os mencheviques assumiram o poder e implantaram um governo de caráter liberal, a República da Duma, sob o comando do príncipe Georgy Lvov. Porém, os problemas enfrentados com a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, levaram a substituição do governo pelo político e advogado Alexander Kerensky, também da facção menchevique.
Porém, os bolcheviques estavam extremamente descontentes com o governo menchevique, que, segundo eles, não representava as mudanças necessárias para a implantação definitiva do socialismo e a chegada das massas operárias e camponesas russas ao poder. Lênin, ao retornar do exílio na Finlândia, organizou e comandou os sovietes rumo à tomada do poder. Neste contexto, ocorreu a Revolução Russa de Outubro de 1917, de caráter popular, que derrubou a República da Duma e colocou no poder o Conselho dos Comissários do Povo, liderado por Lênin.
Alexander Martinov: um dos ideólogos e líderes dos mencheviques. |
Síntese das principais ideias defendidas pelos mencheviques:
• Eram o grupo minoritário e menos radical do Partido Operário Social-Democrata dos Trabalhadores Russos. Se separaram dos bolcheviques em 1912.
• Defendiam reformas e mudanças graduais.
• Tinham como estratégia política a aliança com a burguesia liberal e estabelecimento da democracia para, numa última fase, chegar ao socialismo.
• Os mencheviques criticavam o conceito de centralismo democrático de Lenin, que viam como excessivamente centralizado e autoritário. Eles favoreciam uma estrutura organizacional mais democrática e aberta.
• Mantinham um forte compromisso com o socialismo internacional. Eles acreditavam que o sucesso do socialismo na Rússia dependia dos movimentos revolucionários em países capitalistas mais avançados.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de pesquisa utilizada:
CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.
Vídeo indicado no YouTube:
Revolução Russa: mencheviques e bolcheviques - Canal Evolucional