Exemplos de Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil
Patrimônios Culturais Imateriais são práticas, conhecimentos, expressões e tradições transmitidos de geração em geração, que representam a identidade e a diversidade cultural de uma comunidade ou grupo.
Exemplos de Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil
1. Samba de roda – ritmo musical com presença de dança de roda. A música é cantada e acompanhada, principalmente, de instrumentos de percussão e de cordas.
2. Frevo – ritmo musical, típico de Pernambuco, com dança e coreografias. Uma das principais características é o uso de pequenos guarda-chuvas coloridos pelos dançarinos. A dança é marcada por movimentos rápidos das pernas e agachamentos.
3. Roda de Capoeira – arte marcial, com presença de dança e música (tocada com berimbau e cantada). Foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos.
4. Festa do Divino de Pirenópolis – festa folclórica de caráter religioso e profano (misturados), realizado no município de Pirenópolis (Goiás). O evento reúne missas, procissões, músicas, apresentações de dança, coreografias, congadas e cavalhadas.
5. Festival Folclórico de Parintins – festa folclórica que ocorre, anualmente, na cidade de Parintins (Amazonas). Ocorre uma disputa (de coreografias, fantasias e músicas) entre dois grupos: Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul). A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural de Parintins) e é vista por cerca de 35 mil espectadores.
6. Carimbó - ritmo musical popular típico dos estados do Pará e Maranhão. Sua principal característica é a dança de roda, com uma dançarina no meio, acompanhada de música de atabaque.
7. Bumba meu boi - mistura de dança e festa folclórica típicas da cidade de São Luís (Maranhão). É um dos principais folguedos do Brasil.
8. Maracatu - ritmo musical de Pernambuco, com presença de danças e desfiles de blocos de pessoas fantasiadas. Na frente do bloco, vai uma mulher levando uma boneca enfeitada (calunga). Os músicos usam o gonguê, chocalhos e tambores.
9. Jongo – dança de origem africana com som de tambores. Há também dança coletiva e aspectos religiosos no jongo. É típico da região Sudeste do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e Vale do Paraíba em São Paulo.
10. Literatura de Cordel – forma literária típica do Nordeste brasileiro. É caracterizada por estórias populares ilustradas com desenhos feitos a mão. Geralmente, são expostas em cordões e, por isso, recebeu esse nome.
11. Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi, que vivem no estado do Amapá.
12. Fandango Caiçara - tradição musical e de dança típica das comunidades costeiras do sul de São Paulo e do Paraná, celebrada com instrumentos como viola e rabeca, marcada por festas e rituais.
Frevo: exemplo de patrimônio cultural imaterial do Brasil. |
Saiba mais:
Obtenha mais informações sobre Patrimônio Culturais Imateriais do Brasil no website oficial do IPHAN.
Publicado em 01/05/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL? BENS MATERIAIS E IMATERIAIS - Exemplos no Brasil - (Em 3 minutos) - Vem Fazer História