10 Exemplos de Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil

Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil e suas principais características

Literatura de Cordel também é patrimônio cultural imaterial no Brasil
Literatura de Cordel também é patrimônio cultural imaterial no Brasil

 

10 Exemplos de Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil

 

1 - Samba – ritmo musical com presença de dança de roda. A música é cantada e acompanhada, principalmente, de instrumentos de percussão e de cordas.

 

2 - Frevo – ritmo musical, típico de Pernambuco, com dança e coreografias.

 

3 - Roda de Capoeira – arte marcial, com presença de dança e música (tocada com berimbau e cantada). Foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos.

 

4 - Festa do Divino de Pirenópolis – festa folclórica de caráter religioso e profano (misturados), realizado no município de Pirenópolis (Goiás). O evento reúne missas, procissões, músicas, apresentações de dança, coreografias, congadas e cavalhadas.

 

5 - Festival Folclórico de Parintins – festa folclórica que ocorre, anualmente, na cidade de Parintins (Amazonas). Ocorre uma disputa (de coreografias, fantasias e músicas) entre dois grupos: Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul). A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural de Parintins) e é vista por cerca de 35 mil espectadores.

 

6 - Carimbó - ritmo musical popular típico dos estados do Pará e Maranhão. Sua principal característica é a dança de roda, com uma dançarina no meio, acompanhada de música de atabaque.

 

7 - Bumba meu boi - mistura de dança e festa folclórica típicas da cidade de São Luís (Maranhão). É um dos principais folguedos do Brasil.

 

8 - Maracatu - ritmo musical de Pernambuco, com presença de danças e desfiles de blocos de pessoas fantasiadas. Na frente do bloco, vai uma mulher levando uma boneca enfeitada (calunga). Os músicos usam o gonguê, chocalhos e tambores.

 

9 – Jongo – dança de origem africana com som de tambores. Há também dança coletiva e aspectos religiosos no jongo. É típico da região Sudeste do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e Vale do Paraíba em São Paulo.

 

10 – Literatura de Cordel – forma literária típica do Nordeste brasileiro. É caracterizada por estórias populares ilustradas com desenhos feitos a mão. Geralmente, são expostas em cordões e, por isso, recebeu esse nome.

 

Pessoas dançando frevo

Frevo: exemplo de patrimônio cultural imaterial do Brasil.



 

 


 


Publicado em 01/05/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).