Ecoturismo

O que é, definição, características principais, pontos de ecoturismo no Brasil, importância, resumo, pontos negativos e problemas gerados

Ecoturismo: cuidado com o meio ambiente tem que ser prioridade
Ecoturismo: cuidado com o meio ambiente tem que ser prioridade

 

O que é - definição

 

O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é uma modalidade de turismo voltada para o lazer e passeios em regiões ou locais com presença de recursos naturais como, por exemplo, parques ecológicos e ecossistemas.

 

Cuidados e importância

 

O ecoturismo deve ocorrer de forma a garantir a preservação do meio ambiente. Portanto, tem que ser feito de acordo com normas ambientais. Os turistas devem sempre preservar os recursos naturais das áreas visitadas. Nunca devem caçar animais, desmatar ou poluir estas áreas. Vale lembrar que o ecoturismo não é permitido em áreas de Reservas Biológicas.

 

Se realizado de forma correta (de acordo com a legislação), preservando o meio ambiente, o ecoturismo pode apresentar vantagens interessantes. Além do conhecimento e do lazer, os turistas podem aumentar sua consciência sobre a importância da preservação ambiental.

 

Como exemplo de ecoturismo brasileiro, realizado de forma correta, podemos citar o que ocorre atualmente em Fernando de Noronha. Há limite para visitas, controle sobre o ecossistema, conscientização dos turistas e rígidas regras e fiscalização para as empresas que atuam no turismo na região. Neste caso, o meio ambiente (que se mantem preservado), os turistas e as empresas saem ganhando.

 

Outra vantagem é com relação ao aspecto econômico. Geralmente, os hotéis e empresas de turismo contratam mão de obra na região, garantindo empregos e gerando renda.

 

Principais características do ecoturismo:

 

- Ocorre em áreas de grande beleza natural e ecossistemas.

 

- Além do lazer, possibilita a divulgação de conhecimentos e mensagens voltadas para a importância da preservação ambiental.

 

- Serve para divulgar internacionalmente as belezas naturais de um país.

 

Pontos de ecoturismo no Brasil (exemplos de roteiros):

 

- Pantanal Mato-grossense

- Caravelas na Bahia

- Floresta Amazônica

- Chapada Diamantina na Bahia

- Chapada dos Veadeiros em Goiás

- Fernando de Noronha em Pernambuco

- Bonito no Mato Grosso do Sul

- Chapada dos Guimarães no Mato Grosso

- Lençóis Maranhenses no Maranhão

- Serra da Capivara no Piauí

- Jalapão no Tocantins

- Brotas em São Paulo

- Gonçalves em Minas Gerais

- Ilha Grande no Rio de Janeiro

- Ilhabela em São Paulo

- Parque Nacional do Itatiaia no Rio de Janeiro

 

Pontos negativos do ecoturismo

 

Quando realizado de forma ilegal e sem planejamento, pode afetar os ecossistemas e povos nativos como, por exemplo, os indígenas. A instalação de hotéis em regiões de preservação ambiental também é outro problema ligado ao ecoturismo, pois pode gerar poluição, desmatamento e crescimento urbano desordenado em áreas verdes.

 

Você sabia?

 

- 2002 foi celebrado como o Ano Internacional do Ecoturismo. O tema foi escolhido pela ONU para valorizar esse tipo de turismo e criar a consciência, no mundo, sobre a importância da preservação ambiental.


Foto de um turista fotografando a natureza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ecoturismo: valorização e preservação do meio ambiente são fundamentais.

 

 

_______________________


Artigo revisado em: 04/02/2020