Arcadismo

O Arcadismo foi uma importante escola literária do século XVIII.

Arcadismo: valorização da vida bucólica
Arcadismo: valorização da vida bucólica

 

Origem

 

O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu, no século XVIII, durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos.

 

O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia, que na mitologia grega era a morada de Pan (deus grego dos bosques, matas e dos pastores).



As principais características do arcadismo são:

• Essa escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica (rural) e dos elementos da natureza. 

 

• Os poetas árcades escreviam sobre as belezas do campo, a tranquilidade proporcionada pela natureza e a contemplação (olhar com atenção e admiração) da vida simples.

 

• Desprezo (não dar importância) à vida nos grandes centros urbanos com toda a sua agitação e problemas inerentes a estes locais.

 

• Os poetas árcades usaram pseudônimos (apelidos) de pastores latinos (de origem romana antiga) ou gregos.

 

• O Arcadismo é fortemente influenciado pela cultura e mitologia greco-romana.

 

• Os autores arcadistas buscavam uma maior simplicidade em seu estilo de escrita.

 

• Presença de conceitos iluministas, como racionalismo e equilíbrio, refletidos nas obras literárias do período.

 

• A objetividade é outra característica marcante do Arcadismo, que se opõe ao subjetivismo do Barroco. Os autores arcadistas visavam a clareza e a precisão em sua escrita.

 

 

Exemplos de escritores árcades de Portugal:

 

- Antônio Dinis da Cruz e Silva, autor do poema O Hissope e Odes Pindáricas.

 

- Manuel Maria Barbosa du Bocage, autor de A morte de D. Ignez, A pavorosa ilusão e Elegia.

 

- Correia Garção, autor de Teatro Novo e Assembleia ou Partida.

 

- Leonor de Almeida Portugal, autora de A primavera e Recreações botânicas, poema original em seis cantos.

 

- Francisco José Freire, autor de Arte Poética e Vieira defendido.

 

Poeta Bocage sentado com a mão no rosto.

Bocage (1765-1805): um dos principais poetas árcades de Portugal.




O Arcadismo no Brasil: escritores, poetas e principais obras

 

O Arcadismo chegou ao Brasil na segunda metade do século XVIII. Desenvolveu-se em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais. Foi também neste momento, que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais. Desta mesma região, que fervia culturalmente e socialmente, saíram os grandes poetas.

 

Entre os principais poetas do Arcadismo brasileiro, podemos destacar Cláudio Manoel da Costa (autor de Obras Poéticas), Tomás Antônio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu), Basílio da Gama (autor de O Uraguai, Os Campos Elíseos e Quitúbia), Frei Santa Rita Durão (autor do poema Caramuru), Alvarenga Peixoto (autor de Obras Poéticas) e Silva Alvarenga (autor de Glaura e Desertor das Letras).

 

Retrato de Tomás Antônio Gonzaga

Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810): importante poeta do arcadismo brasileiro.

 

 

Principais características do Arcadismo brasileiro

 

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica à vida nos centros urbanos (fugere urbem em latim = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada (vista como perfeita), abordagem de temas épicos (heroicos), linguagem simples, pastoralismo (referente ao estilo de vida dos pastores de animais) e fingimento poético.

 

Retrato pintado do poeta Basílio da Gama

Basílio da Gama (1741-1795): um dos principais poetas do Arcadismo brasileiro.





Curiosidade: origem e significado da palavra

 

A palavra arcadismo deriva da palavra "arcadia", que era usada nos séculos XVII e XVIII para designar as sociedades literárias do período. Os escritores dessas sociedades utilizam nomes de pastores como espécie de apelido.




Síntese do Arcadismo na Literatura Brasileira:

 

- Período: século XVIII

- Marco inicial: Obras poéticas (1768) de Cláudio Manuel da Costa.

- Principais características: valorização da natureza e do estilo de vida bucólico. Representou os anseios da vida burguesa.

 

Retrato de Cláudio Manuel da Costa, poeta do Arcadismo

Cláudio Manuel da Costa: um dos principais poetas do Arcadismo na Literatura Brasileira.

 

 

QUIZ

 

Qual das características abaixo não fez parte do Arcadismo na Literatura?

 






 

 

 

Questões sobre o Arcadismo:

 

1. Qual é a origem do termo "Arcadismo"? 

a. Deriva do nome de uma região grega associada ao deus Pan e à vida bucólica.
b. Refere-se a uma escola literária inglesa influenciada pela Revolução Industrial.
c. Originou-se da mitologia romana, especialmente do deus Apolo.
d. Veio da tradição africana, ligada aos pastores nômades.
e. Está relacionada ao movimento Iluminista na França.



2. Qual é uma característica marcante do estilo de escrita dos autores arcadistas?

a. Uso de figuras de linguagem complexas e subjetivas, típicas do Barroco.
b. Busca pela simplicidade, clareza e precisão na escrita.
c. Predominância de temas urbanos e industriais.
d. Valorização exclusiva da mitologia egípcia.
e. Linguagem hermética e de difícil interpretação.



3. Entre os poetas árcades de Portugal, quem é conhecido por suas "Odes Pindáricas"?

a. Manuel Maria Barbosa du Bocage
b. Leonor de Almeida Portugal
c. Correia Garção
d. Francisco José Freire
e. Antônio Dinis da Cruz e Silva



4. Qual foi um dos contextos históricos que influenciou o desenvolvimento do Arcadismo no Brasil?

a. A independência política do país e a abolição da escravatura.
b. A ascensão da burguesia e o ciclo do café em São Paulo.
c. O ciclo do ouro e a difusão do pensamento iluminista em Minas Gerais.
d. A chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808.
e. A colonização do Brasil pelos franceses no século XVI.



5. Qual das alternativas apresenta uma característica típica das obras do Arcadismo brasileiro?


a. Enfoque na complexidade das emoções humanas e nos dilemas existenciais.
b. Valorização da vida no campo e crítica à vida urbana, expressa pelo conceito fugere urbem.
c. Uso de uma linguagem culta e rebuscada, com excesso de metáforas.
d. Rejeição ao uso de pseudônimos ou apelidos nas obras.
e. Submissão ao estilo barroco e sua visão subjetiva do mundo.

 

 

 

 

 


Gabarito:

1. a 
2. b  
3. e 
4. c  
5. b

 



Por Elaine Barbosa de Souza
Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).