Economia Asteca
A agricultura, o comércio e a cobrança de impostos eram os principais elementos da economia dos astecas.
Principais atividades econômicas dos Astecas:
1. Agricultura
A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana.
Os astecas usavam técnicas agrícolas avançadas para a época. Construíram complexos sistemas de irrigação do solo e obras de drenagem.
A agricultura era uma das principais atividades econômicas dos astecas. A ilustração mostra o cultivo do milho, que era o principal alimento dos astecas. |
2. Comércio
O comércio interno era intenso no Império Asteca. Havia comerciantes especializados em vários tipos de produtos. A economia funcionava na base da troca de produtos, porém as sementes de cacau eram usadas como uma espécie de moeda.
3. Trabalho
Os astecas tinham um sistema de trabalho organizado, onde cada classe na sociedade tinha seus próprios papéis. O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão. Estes últimos atuavam na construção de obras públicas e eram controlados, na base da violência, pelas autoridades militares, religiosas e governamentais.
4. Tributos
Os astecas pagavam muitos tributos ao estado. Estes tributos eram pagos com parte da produção ou prestação de serviços. Os tributos eram usados, principalmente, na construção de estradas, canais, palácios e diques.
5. Desigualdades sociais
A economia asteca gerava muita desigualdade. Os governantes e as autoridades militares e religiosas viviam em ótimas condições financeiras, pois grande parte da renda do império concentrava-se nestas camadas sociais privilegiadas.
Já os trabalhadores braçais, que formavam grande parte da população asteca, pagavam muitos tributos, recebiam pouco e, por isso, viviam em estado de pobreza.
6. A Guerra
A guerra e as conquistas militares desempenharam um papel importante na economia asteca. As guerras eram conduzidas não apenas para arrecadar tributos e recursos, mas também para capturar prisioneiros para serem usados como trabalhadores
7. Outras atividades econômicas
Além da agricultura, os astecas viviam da pesca, caça e confecção de objetos artesanais (potes, cestos, joias, etc.).
Os astecas eram conhecidos por seus artesanatos e obras de arte de alta qualidade. Ourivesaria, penas, cerâmica e tecelagem eram ofícios importantes. Artesãos e artesãos desempenhavam um papel crucial na economia e tinham suas próprias guildas.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).