Homero

Homero foi um poeta grego da Antiguidade e autor da Ilíada e Odisseia.

Homero: poeta épico lendário da Grécia Antiga
Homero: poeta épico lendário da Grécia Antiga

 

Quem foi Homero 


Homero foi um poeta da Grécia Antiga que nasceu e viveu no século VIII a.C. É autor de duas das principais obras da antiguidade: os poemas épicos Ilíada e Odisseia.


Muitos historiadores e pesquisadores da antiguidade não chegaram a uma conclusão sobre se Homero existiu de verdade ou se é um personagem lendário, pois não há provas concretas de sua existência. Suas obras podem ter sido escritas por outros escritores antigos ou são apenas compilações de tradições orais do período.



Biografia resumida



A vida de Homero mistura lenda e realidade. Segundo a tradição, Homero era cego e poderia ter nascido em vários locais da Grécia Antiga: Esmirna, Colofón, Atenas, Quios, Rodas, Argos, Ítaca e Salamina.


Sobre a morte de Homero também há muito mistério. De acordo com documentos históricos do século V a.C., ele teria morrida na ilha de Íos.


Pesquisadores modernos afirmam que não há nenhum dado seguro sobre as fontes da antiguidade que falam sobre Homero. De acordo com pesquisas atuais, caso ele tenha existido, é provável que tenha nascido e vivido na zona colonial jônica na Ásia Menor. Esta conclusão é tirada a partir das características linguísticas de suas obras e as tradições abordadas que são típicas da região jônica.


Alguns pesquisadores afirmam também que, a partir das obras, é possível concluir que Homero tinha muito contato com a nobreza da época.



As obras como fontes históricas


Embora não se saiba muito sobre a vida de Homero, uma certeza é que suas obras são fontes fundamentais para o estudo da história da Grécia Antiga. Os poemas de Homero revelam informações importantes sobre comportamento, cultura, religião, fatos históricos, mitologia grega e a sociedade da Grécia Antiga.



Características das obras (estilo literário) de Homero

 

• As obras de Homero são poemas épicos, um gênero caracterizado por versos longos e narrativos que relatam as ações significativas de heróis e deuses. Seus épicos são fundamentais para este gênero.


• Homero é conhecido pelo uso de expressões e frases repetidas, que não apenas facilitaram a composição oral e transmissão de suas obras, mas também criaram um ritmo e memorabilidade na narrativa.



• Tanto "A Ilíada" quanto "A Odisseia" começam com uma invocação à Musa, uma maneira tradicional de iniciar um épico, pedindo inspiração divina para contar a história.


• Homero frequentemente começa suas narrativas 'in medias res' (no meio das coisas), lançando o leitor diretamente na ação e depois usando flashbacks ou narrativas de personagens para preencher o pano de fundo.


• Seus épicos exploram temas como a natureza do heroísmo, a busca por honra e glória, os caprichos dos deuses e a condição humana.


• Homero é renomado por sua caracterização profunda e complexa. Os personagens em seus épicos não são meros arquétipos, mas são retratados com uma gama de emoções e profundidade psicológica.


• Suas obras fornecem descrições detalhadas da vida grega antiga, incluindo aspectos como guerra, hospitalidade, rituais e atividades cotidianas.


• Embora haja debate sobre se Homero foi uma figura histórica única ou uma representação simbólica de uma tradição, suas obras claramente vêm de uma rica tradição oral. Elas foram compostas e transmitidas oralmente antes de serem escritas.

 

Obras atribuídas a Homero:



Ilíada: poema épico grego, considerado o mais antigo da literatura ocidental. São 15.693 versos que narram os acontecimentos do último ano da Guerra de Troia (cidade chamada de Ílion pelos gregos).


Odisseia: são 24 cantos que narram a viagem de volta do herói grego Odisseu (Ulisses) da Guerra de Troia. São 10 anos de aventuras até chegar à Ilha de Ítaca, onde era rei.




Frases de Homero (atribuídas ao poeta):


- “Na juventude e na beleza a sabedoria é escassa".


- “A juventude tem um gênio vivo e um juízo débil”.


- “Todo homem sábio ama a esposa que escolheu”.

 

Busto do poeta grego Homero

Homero: provável autor dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).