Juan Domingo Perón
Perón foi um dos presidentes mais populares da Argentina.

Quem foi
Perón foi um militar e político argentino, tendo ocupado a presidência da Argentina em três mandatos.
Sua forma de governar e doutrina política é conhecida como peronismo.
Biografia resumida
- Juan Domingo Perón nasceu na cidade de Lobos, localizada na província de Buenos Aires, em 8 de outubro de 1895. Seu pai tinha uma pequena propriedade rural, onde ele passou os primeiros anos.
- Com sua família, Perón mudou-se em 1899 para a Patagônia argentina, região mais ao sul.
- Matriculou-se no Colégio Militar de La Nación em 1911, deixando a instituição como subtenente de infantaria. Depois ingressou na Escola Militar de Guerra, concluindo a graduação em 1929. Uniu-se a Aurélia Tizón, que faleceu em 1937 vítima de câncer de útero.
- Perón escreveu artigos e dois livros, esses últimos foram usados nas escolas do Exército.
- Ministrou aulas de História Militar na Escola Superior de Guerra.
- Após se tornar Major do Exército em 1936, trabalhou como adido militar na Embaixada da Argentina no Chile.
- No ano seguinte, já como tenente-coronel, Perón participou na Europa da missão de estudo organizada pelo exército argentino. Nessa oportunidade, especializou-se em infantaria de regiões montanhosas. Depois de viajar por vários países europeus, retornou à Argentina em 1941.
- Fundou o Grupo de Oficiais Unidos em 1943. No mesmo ano participou do complô militar que destituiu o presidente Ramon Castillo do poder. Como membro do novo governo, chefiou o Departamento Nacional do Trabalho e Bem-Estar Social. Conquistou a admiração dos trabalhadores.
- Em 1945, quando o governo do qual Perón participava sofreu um golpe civil militar e esse foi detido, líderes sindicalistas exigiram sua libertação. Depois de solto, Perón discursou para cerca de 300 mil pessoas e suas palavras foram retransmitidas por rádio.
- Casou-se em 1945 com Maria Eva Duarte de Perón, chamada pela população de Evita. Essa também faleceu poucos anos depois.
- Venceu as eleições para presidente em 1946, exercendo seu primeiro mandato até 1952. Ofereceu vários benefícios aos trabalhadores, como criação do décimo-terceiro salário e diminuição da jornada de trabalho.
- Perón foi reeleito para um segundo mandato, que se iniciou em 1952. Ele expandiu a política distributiva, melhorando os setores de educação e saúde pública.
- Em setembro de 1955 Perón é deposto por um golpe militar. Exilou-se na Espanha, mas continuou popular entre seus compatriotas. Na Espanha, em 1961, casou-se com a dançarina Maria Estela Martínez, que tinha o nome artístico de Isabel. Era conhecida como Isabelita Perón pelos argentinos.
- Após a convocação de eleições presidenciais pelo general que estava no poder, Perón retorna à Argentina. A dupla (presidente e vice-presidente) vencedora das eleições desiste e convoca eleições em setembro de 1973. Perón concorreu pelo Partido Justicialista, que ele mesmo fundou, com sua esposa como vice. Venceu as eleições com mais de 60% dos votos.
- O terceiro mandato foi interrompido por sua morte em 1º de julho de 1974. Isabelita assumiu a presidência, mas foi derrubada por um golpe militar em 1976.
|
Juan Domingo Perón (esquerda) na cerimônia de posse (primeiro mandato) em 1946. |
Você sabia?
- Perón também foi escritor. Escreveu vários livros, principalmente de História, Política e Estratégias Militares.
- Perón chegou ao posto de Tenente-General do exército argentino.
|
Juan Domingo Perón fazendo discurso pelo rádio (foto de 1949) |
publicado em 06/08/2021
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
DIAS FANTINEL, Vinícius. Argentina no Século XX: De Peron a Frondizi. Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009.