Péricles
Péricles foi um político e orador grego e importante no desenvolvimento da democracia ateniense.
Quem foi
Péricles foi um importante, orador, estrategista militar e político da Grécia Antiga.
Biografia resumida
Pericles nasceu em uma família aristocrática em Atenas, em 492 a.C. Seu pai, Xantipo, era um político respeitado e herói de guerra, e sua mãe, Agariste, era membro da poderosa e influente família Alcmeônida.
Desde jovem, Pericles recebeu uma educação abrangente, mostrando um interesse particular pela filosofia. Foi notavelmente influenciado pelos ensinamentos de Zenão de Eleia e, mais tarde, por Anaxágoras.
Pericles iniciou sua carreira política no início dos anos 460 a.C. Ele primeiro se destacou como patrono das artes e logo entrou na política, onde apoiou grandes reformas que fortaleceram a democracia ateniense.
Pericles é creditado por avançar na democracia em Atenas, o que incluiu o pagamento de funcionários públicos, permitindo assim que cidadãos mais pobres participassem da política.
Ele promoveu as artes, a literatura e a filosofia, supervisionando a construção da Acrópole e do Pártenon, e apoiando os trabalhos de dramaturgos e filósofos.
Como general, Pericles liderou Atenas através das fases iniciais da Guerra do Peloponeso. Sua estratégia de evitar batalhas terrestres com Esparta e confiar na força naval de Atenas foi inicialmente bem-sucedida.
O surto de peste em 430 a.C. devastou Atenas, ceifando a vida de Pericles e seus dois filhos legítimos. Sua morte marcou o fim de uma era para Atenas.
Importância de Péricles para a democracia ateniense
Interessou-se pelos assuntos da política ainda jovem ao ser discípulo dos filósofos gregos Anaxágoras e Zenão. Com estes mestres, aprendeu a arte da retórica.
Viveu durante o período de maior desenvolvimento cultural e político da Grécia. Chefe civil e líder militar de Atenas, fortaleceu a democracia e foi um dos responsáveis pelo crescimento econômico, político e militar da cidade.
Foi tão grande sua importância, que o século V a.C. ficou conhecido na história como o "Século de Péricles".
Atuação militar
Péricles foi um excelente comandante e estrategista militar. Suas principais ações, nesta área, foi na Primeira Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta).
Exemplos de frases de Péricles:
- "A confissão de pobreza não é para nós desgraça; a verdadeira desgraça é não fazer nada para combatê-la".
- "Não tenho medo da estratégia do inimigo, mas sim dos nossos erros".
- "O segredo da felicidade é a liberdade e o segredo da liberdade é a coragem".
Péricles: orador, estadista e general ateniense. |
Legado histórico
Sua influência na sociedade, política e cultura ateniense foi tão profunda que o período de sua liderança é frequentemente chamado de Era de Pericles.
Embora a democracia sob seu comando fosse limitada aos cidadãos do sexo masculino, suas reformas lançaram as bases para o desenvolvimento de sistemas políticos democráticos no futuro.
O patrocínio de Pericles às artes e à filosofia contribuiu para um florescimento da cultura ateniense, que seria lembrado como o ápice da realização grega.
Apesar de suas realizações, Pericles não estava isento de críticas, que o acusavam de populismo e militarismo. No entanto, sua visão para Atenas e suas contribuições para sua glória permanecem incontestáveis.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.