Agricultura Sustentável

A agricultura sustentável é aquela que produz respeitando e preservando o meio ambiente.

Agricultura sustentável: responsabilidade ambiental e social no campo
Agricultura sustentável: responsabilidade ambiental e social no campo

 

Definição (o que é)


Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.



Princípios e características da agricultura sustentável (ações importantes):


Diminuição de adubos químicos, através da técnica da fixação biológica de nitrogênio.

 

Uso de técnicas em que não ocorram a poluição do ar, do solo e da água.

 

Prática da agricultura orgânica, pois esta não utiliza pesticidas e adubos químicos.

 

Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas para ser utilizada na irrigação.

 

Não desmatar florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas.

 

Uso racional ou, quando possível, eliminação dos pesticidas. Pesticidas ilegais não devem ser usados em hipótese alguma, pois além de contaminar o solo podem prejudicar a saúde de consumidores e funcionários que manipulam estes produtos. Há casos de morte em função do uso de pesticidas ilegais.

 

Uso da agroenergia, que são fontes de energia geradas no campo como, por exemplo, biocombustíveis (biodiesel, biogás, etanol e outros derivados de restos da produção e biomassa). A preferência deve ser sempre pelo uso de fontes de energia limpa e renovável, evitando ao máximo o uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel).

 

Adoção do Sistema de Plantio Direto, que preserva a capacidade produtiva do solo. Este sistema se baseia em: não arar o solo antes do plantio, cobrir o solo com folhagens secas e fazer a rotação de cultura.

 

Adoção da Gestão Ambiental e Territorial, em que são feitos estudos para que cada prática agrícola seja executada em áreas e climas onde a cultura vai alcançar maior rendimento com menor desgaste do solo. É levado em conta também, neste sistema, a proximidade da área produtiva com o mercado consumidor, visando diminuir os custos com transporte e a poluição do ar gerada.

 

Respeito às leis trabalhistas dos trabalhadores do campo, investimento em capacitação profissional e pagamento de salários justos.

 

Nunca utilizar mão de obra infantil ou trabalho escravo. Cabe ao governo fiscalizar e punir aqueles que praticam este tipo de crime.

 

Valorização da agricultura familiar que gera trabalho e renda às famílias rurais, possibilitando suas permanências no campo.

 

Cachos de uva roxa numa parreira

Valorização de orgânicos é uma das características da agricultura sustentável.

 

 

Agricultura sustentável no Brasil


Embora haja esforços neste caminho sustentável, grande parte dos agricultores brasileiros ainda desrespeitam o meio ambiente e não são responsáveis do ponto de vista social e trabalhista.



Principais problemas:

 

- O Brasil é, atualmente, um dos países que mais utilizam pesticidas no mundo.

 

- Ainda é comum o desmatamento de florestas e matas para abrir espaço para a prática da agricultura.

 

- Muitos agricultores pagam salários baixos aos camponeses, além de não respeitarem direitos trabalhistas. Infelizmente, ainda ocorrem casos de trabalho escravo e emprego de mão de obra infantil no campo.

 

Símbolo mostrando ser proibido cortar árvores

A agricultura sustentável é incompatível com o desmatamento ilegal.




Perspectivas para o Brasil com relação ao desenvolvimento sustentável no campo


Embora o Brasil ainda esteja apresentando os problemas citados acima, já existem boas iniciativas no campo da agricultura sustentável. Algumas empresas estão buscando adotar medidas de respeito ao meio ambiente e melhoria das condições de trabalho dos funcionários. Cabe também ressaltar o importante trabalho feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no sentido de desenvolver técnicas agrícolas sustentáveis, divulgar informações e orientar os agricultores no caminho da sustentabilidade.

 

A parte do consumidor


O consumidor de produtos agrícolas tem uma grande importância e responsabilidade, pois pode estimular cada vez mais o desenvolvimento sustentável na agricultura. É importante que os consumidores saibam a origem dos produtos agrícolas que consomem. Assim, podem dar preferência para os produtos de empresas agrícolas que estão no caminho da sustentabilidade ambiental e social. O consumo de produtos orgânicos também é uma boa medida para ajudar neste sentido.



Você sabia?

 

Comemora-se em 23 de junho o Dia do Lavrador. No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Trabalhador Rural. E no dia 17 de outubro é o Dia da Agricultura.

 

 

Saiba mais:

 

Conheça mais sobre a agricultura sustentável no Brasil no portal da Embrapa.