Adubo

Adubo é um fertilizante utilizado na agricultura e jardinagem, que pode ser de origem orgânica ou química.

Adubo orgânico: muito útil para a agricultura
Adubo orgânico: muito útil para a agricultura

 

O que é e sua função

 

Adubo, também conhecido como fertilizante, é um produto de origem orgânica ou sintética (mineral) usado para nutrir as plantas. O adubo é muito usado na agricultura e na jardinagem, pois possui grande quantidade de nutrientes e, portanto, pode deixar o solo fértil, aumentando a produção.



Adubo orgânico

 

Tem origem na decomposição de plantas, frutas, folhas, vegetais, cascas de ovos, ossos de animais, fezes de boi (esterco) e outros elementos de origem orgânica. É também encontrado no solo das florestas (principalmente tropicais e equatoriais), pois as folhas e frutas formam o humos, após caírem e entrarem em decomposição.



Adubo sintético

 

Também conhecido como adubo mineral, este tipo de adubo é produzido por indústrias químicas e de fertilizantes. É muito usado na agricultura para corrigir as deficiências nutricionais do solo, provocadas pelo excesso de uso ou erosão. Um solo pobre em nutrientes pode ser utilizado para o cultivo, desde que seja tratado com este tipo de fertilizante. Este tipo de adubo pode conter nitrogênio, potássio, fósforo e outros nutrientes.



Classificação dos adubos:


- Orgânico: proveniente de material vegetal ou animal. Isso inclui compostos, esterco, restos de alimentos, folhas, entre outros.

 

- Fosfatados: principalmente derivados de rochas fosfatadas, estes adubos são ricos em fósforo, um nutriente essencial para o desenvolvimento das plantas.

 

- Calcários: Geralmente constituído de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.

 

- Mistos: possui vários elementos destinados à fertilização do solo. Formado pela combinação de dois ou mais nutrientes. Frequentemente, inclui nitrogênio, fósforo e potássio (NPK).

 

- Potássicos: adubo rico em potássio, um elemento crucial para várias funções nas plantas, como a síntese de proteínas e a regulação de processos hídricos.

 

Foto de uma plantação na parte superior e com terra marrom escura na parte inferior

Terra adubada (parte inferior)