CECA

CECA foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Foi uma entidade supranacional formada por vários países europeus.

Bandeira da CECA
Bandeira da CECA

 

O que foi e seus países membros

 

A CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) foi uma entidade supranacional, fundada em Paris em 1951 por seis países europeus (França, Bélgica, Alemanha Ocidental, Itália, Luxemburgo e Holanda). Nos anos seguintes, sucessivamente, entraram para a entidade a Dinamarca, Irlanda, Grã-Bretanha, Grécia, Espanha e Portugal.




Quando deixou de existir

 

A CECA deixou de existir em 2002, após o cumprimento de vigência que era de 50 anos. Todas as competências e funções da CECA foram integradas à Comunidade Europeia (fase inicial do que é hoje a União Europeia), a partir de 1965.




Importância

 

A CECA foi muito importante, pois representou um primeiro passo para uma concreta colaboração política e econômica entre os países europeus.




Objetivos e funções da CECA:

 

• Criar um mercado comum no setor da indústria pesada.

 

• Adoção de medidas comerciais em comum para o mercado de carvão e aço.

 

• Estabelecimento de preços de mercado em comum. A comunidade tinha mecanismos para lidar com crises nos mercados de carvão e aço, como superprodução ou flutuações repentinas de preços.

 

• A CECA forneceu financiamento para investimentos nas indústrias de carvão e aço para promover inovação, modernização e expansão.

 

• Abolição de taxas alfandegárias no comércio de aço e carvão entre os países membros. Medida que favoreceu a liberdade comercial destes produtos dentro da CECA.

 

• A CECA promoveu a colaboração não apenas entre os estados-membros, mas também com outros países

 

 

Prédio da antiga sede da CECA

Prédio da antiga sede da CECA em Luxemburgo

 

 

 



Atualizado em 07/08/2023

Temas relacionados