União Europeia

O que é a União Europeia, Implantação da moeda única, o Euro, países integrantes, bloco econômico, países membros, a globalização e o comércio internacional

Mapa mostrando em azul os países da União Europeia
Mapa mostrando em azul os países da União Europeia

 

O que é a União Europeia?

 

A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido (referendo popular aprovou saída da UE em 23/06/2016), República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

 

Os tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de uma Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro.

 

Para o funcionamento de suas funções, a União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros.

 

Os países membros da União Europeia e os 19 países de maiores economias do mundo fazem parte do G20. Os países da União Europeia também são representados nas reuniões anuais do G-8 (Grupo dos Oito).


Notas de Euro

A Moeda Única: o euro

Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 19 países.
Os países que fazem parte da Zona do Euro são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, República da Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

 

Objetivos da União Europeia

 

- Promover a unidade política e econômica da Europa;

 

- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;

 

- Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;

 

- Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;

 

- Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;

 

- Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

 

Brexit

 

Em 23/06/2016, um referendo popular no Reino Unido decidiu pela saída dos britânicos da União Europeia. Este movimento político de caráter nacionalista conhecido como Brexit (Britânicos Fora ou "Britain Exit" em inglês) saiu vencedor com 51,9% dos votos. Esta saída deverá levará aproximadamente dois anos, porém, quando concretizada, enfraquecerá a União Europeia enquanto bloco econômico, pois o Reino Unido é uma das economias mais fortes da Europa.

 

Você Sabia?

 

- O presidente da União Europeia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez.

 

- Dia 9 de maio é comemorado o Dia da União Europeia. No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, fez a conhecida "Declaração de Schuman", onde defendeu a proposta de uma Europa organizada.

 

- A Croácia foi o último país a entrar na União Europeia. A entrada do país no bloco ocorreu em 30 de junho de 2013.

 

- Desde 2014, as leis da União Europeia só podem ser aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Europeia.

 

- Apesar da lenta recuperação econômica, o PIB da União Europeia apresentou alta de 1,6% no ano de 2015.

 

- Em março de 2016, havia cinco países candidatos a fazer parte da União Europeia: Albânia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia.