Nefertiti

Nefertiti foi uma famosa rainha do Egito Antigo.

Nefertiti: uma das principais rainhas do Egito Antigo
Nefertiti: uma das principais rainhas do Egito Antigo

 

Biografia resumida

 

Nefertiti, cujo nome significa “a mais bela chegou”, foi uma importante rainha egípcia da XVIII dinastia. Foi esposa do faraó Amenhotep IV (mais conhecido como Akhenaton). Nasceu em 1380 a.C. e morreu em 1345 a.C.

 

Foi seu marido, o faraó Akhenaton que substituiu o culto politeísta egípcio (crença em vários deuses egípcios) pelo monoteísmo (culto a apenas um deus) no Egito Antigo. Pela imposição do faraó, o rei-sol Aton deveria ser o único deus adorado. Nefertiti seguiu o atonismo imposto pelo marido.

 

Nefertiti teve seis filhas com Akhenaton: Meritaton, Mecketaton, Ankhesenpaton, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré.

 

Alguns egiptólogos defendem a hipótese de que Nefertiti governou o Egito durante dois anos, logo após a morte do marido Akhenaton. 

 

A morte de Nefertiti também é misteriosa. Alguns historiadores acreditam que ela possa ter sido assassinada por sacerdotes. Estes, defensores do politeísmo, queriam desestabilizar o faraó e, por isso, assassinaram a esposa que era o braço direito dele.

 

 

Bustos de Nefertiti

 

Ficou muito conhecida na história em função dos lindos bustos de calcário, com sua face esculpida, encontrados nas escavações feitas na cidade de Tel el-Amarna (antiga Akhetaton). 



Curiosidades:

 

- Nefertiti ficou conhecida como a "Rainha do Nilo" no Antigo Egito.

- Apesar de sua proeminência na história do Egito antigo, o local do túmulo de Nefertiti permanece um mistério. Arqueólogos e egiptólogos têm debatido há muito tempo sobre seu local de descanso final. Alguns especulam que ela possa estar enterrada em uma câmara oculta no túmulo do Rei Tutancâmon, enquanto outros sugerem que ela possa ter seu próprio túmulo ainda não descoberto no Vale dos Reis ou em outro lugar.

 

Escultura de Nefertiti e Aquenáton de mãos dadas

Nefertiti e Aquenáton (escultura do Egito Antigo)

 




 

Atualizado em 24/12/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).