Energia Heliotérmica

Energia heliotérmica é a geração de eletricidade a partir do calor do sol, concentrado por espelhos ou lentes para aquecer um fluido, que então produz vapor para acionar turbinas elétricas.

Usina Heliotérmica de Gemasolar na Espanha
Usina Heliotérmica de Gemasolar na Espanha

 

O que é


Energia heliotérmica é aquela gerada a partir do calor contido nos raios solares. Numa usina heliotérmica, esse calor é convertido em energia elétrica.

 

Como é gerada?

 

Na usina heliotérmica existem grandes espelhos. Estes refletem os raios solares para um receptor de calor. Em seguida, a energia térmica é levada para um local com a presença de um líquido em elevada temperatura. Esse transforma a água em vapor (evaporação). Este vapor faz a turbina da usina entrar em movimentação, fazendo funcionar um gerador. O resultado final do processo é a geração de energia elétrica, que poderá ser distribuída e usada nas residências e indústrias.

 

Principais benefícios (vantagens):

 

- É um tipo de energia limpa (não gera poluição atmosférica), renovável (há sempre luz solar) e segura (possui armazenamento térmico).

 

- Embora deva ocorrer um alto investimento inicial, com o tempo ela se torna lucrativa para o investidor.

 

- Possibilidade de utilizar sistema de armazenamento térmico.

 

- Pode ser integrada a outras fontes de energia (hidráulica, eólica, termoelétrica, entre outras).



Foto de uma usina de Energia Heliotérmica
Usina de Energia Heliotérmica: geração de energia limpa e renovável.



Principais diferenças entre a energia solar (fotovoltaica) e a heliotérmica

 

- Enquanto na energia heliotérmica ocorre somente o aproveitamento dos raios solares diretos (que incidem nos espelhos), no sistema fotovoltaico a luz difusa do sol também é aproveitada.

 

- Nas usinas de energia solar (fotovoltaicas), a energia elétrica é gerada diretamente com a incidência do sol nas células fotovoltaicas (conversão direta). No caso das heliotérmicas, existe um processo em etapas (veja acima como ela é gerada).



Potenciais regiões para geração deste tipo de energia.

 

As regiões que oferecem as melhores condições para a instalação de usinas heliotérmicas são aquelas com pouca presença de nuvens durante o ano, além de altos níveis de radiação solar.



Usinas heliotérmicas e locais de pesquisa no Brasil (exemplos)

 

SMILE (Planta 1) – em desenvolvimento na cidade de Pirassununga-SP. Terá capacidade de geração de 100 kW.

 

Usina Solar CEFET – instalada em Belo Horizonte (MG). No momento é utilizada, principalmente, para pesquisa e trabalhos de desenvolvimento.

 

SMILE (Planta 2) – instalada em Caiçara do Rio do Vento (RN). Em fase de desenvolvimento, terá capacidade de geração de 100 kW.

 

Usina Heliotérmica de Petrolina – instalada na cidade de Petrolina-PE. Está em construção e terá capacidade de geração de 1 MW.