Energia Renovável

Saiba o que é, resumo, exemplos, vantangens do uso, produção de energia renovável no Brasil

Energia renovável: alternativa às fontes tradicionais
Energia renovável: alternativa às fontes tradicionais

 

Definição (o que é)

 

Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. 

 

Exemplos de fontes de energias renováveis

 

Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), heliotérmica (transforma a irradiação solar em energia térmica e depois em energia elétrica), geotérmica (calor interno da Terra), mareomotriz (das ondas de mares e oceanos) e energia azul, também conhecida como osmótica (gerada a partir da diferença de concentração de sal entre as águas do oceano e de um rio).

 

Vantagens do uso - resumo

 

Ao contrário dos combustíveis não renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

 

Produção de energia renovável no Brasil:

 

Em 2018, cerca de 83,3% da matriz energética brasileira foi composta por fontes de energias renováveis. A energia hidráulica correspondeu a 66,6%, a biomassa a 8,5%, a eólica com 7,6% e a solar com 0,5%. (dados do Ministério de Minas e Energias - Balanço Energético Nacional de 2019 - ano base 2018).


Foto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia Hidráulica é a maior fonte de geração de energia renovável do Brasil (na foto acima a Usina Hidrelétrica de Belo Monte).