África Subsaariana

A África Subsaariana é uma região do continente africano localizada ao sul do deserto do Saara.

África Subsaariana: localização geográfica
África Subsaariana: localização geográfica

 

Significado e localização

 

A África Subsaariana é a região do continente africano situada ao sul do Deserto do Saara. Não é uma divisão política, mas apenas um termo usado como referência aos países que possuem maior parte da população negra neste continente. No passado, era muito usado o termo “África Negra” para esta região, em oposição a “África Branca”, composta pelos países ao norte do Deserto do Saara. Porém, estes termos estão caindo em desuso.

 

Principais características dos países da África Subsaariana:

 

• Maioria da população composta por negros;

 

• A maior parte dos países possui economia subdesenvolvida;

 

• Presença de conflitos políticos, principalmente de caráter étnico.

 

• Existência de diversos problemas como, por exemplo, pobreza, elevados índices de analfabetismo, sistema de saúde público precário, proliferação de doenças, falta de água e sistema de saneamento básico inexistente ou ineficiente;

 

• Existência, em alguns países, de governos autoritários e corruptos. Infelizmente, estas características acabam dificultando a resolução dos graves problemas sociais e econômicos enfrentados pela sofrida população destes países;

 

• A maior parte destes países ainda sofre as consequências das injustiças do neocolonialismo e imperialismo europeus da segunda metade do século XIX;

 

- Grande diversidade étnica, cultural, linguística e religiosa.

 

* Vale ressaltar que os problemas citados acima fazem parte da maioria destes países, mas não de todos. Existem países, como a África do Sul por exemplo, que estão num patamar de desenvolvimento bem acima dos outros, apresentando melhores condições sociais e econômicas.



Outros dados e informações geográficas:

 

- População: 552 milhões de habitantes (estimativa 2022)

 

- Ponto mais elevado: monte Kilimanjaro com 5.895 metros.

 

- Principais rios: Congo, Nilo, Limpopo, Zambeze, Níger e Senegal.

 

- Clima: Equatorial (principalmente na região central da África) e Tropical nas outras regiões.

 

- Vegetação: florestas equatoriais na região central e centro-oeste; florestas tropicais (ao sul da vegetação equatorial); savanas (ao sul das florestas tropicais); vegetação mediterrânea (litoral sul da África do Sul).

 

- Fauna (exemplos de algumas espécies animais): elefante, leão, gazela, gorila, zebra, rinoceronte, hiena, girafa, leopardo, chipanzé e hipopótamo.

 

- Recursos naturais: a região é rica em recursos naturais, incluindo petróleo, diamantes, ouro e outros minerais, que são commodities de exportação importantes para vários países.

 

Monte Kilimanjaro no Quênia

Monte Kilimanjaro no Quênia: ponto mais elevado da África Subsaariana.



Países da África Subsaariana

 

República Democrática do Congo, República do Congo, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djibouti, Eritreia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental, Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Togo e Zâmbia. 

 

 

Culinária típica



- A culinária da África Subsaariana é variada e influenciada por práticas agrícolas locais, tradições culturais e interações históricas com outras regiões.


- Os alimentos básicos comuns incluem milho, arroz, painço e mandioca, geralmente acompanhados por uma variedade de vegetais, carne e peixe.