Deserto do Saara

O Saara é um deserto localizado na região norte do continente africano.

Saara: o maior deserto do mundo
Saara: o maior deserto do mundo

 

Localização geográfica

 

O Saara é o maior deserto quente do mundo. Localiza-se na região norte da África. Seu território estende-se pelos seguintes países: Egito, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. Faz fronteira ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o rio Níger, a leste com o mar Vermelho e oeste com o Oceano Atlântico.



Principais características do deserto do Saara:

 

Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas. Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.

 

As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara.

 

Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.



Curiosidades geográficas:

 

- A deserto do Saara possui pouco mais de 9 milhões de quilômetros quadrados.


- A palavra Saara deriva da palavra tenere que na língua tuaregue significa deserto.

 

- Atualmente (ano de 2021), vivem cerca de 2,6 milhões de pessoas no território do deserto do Saara.


- O principal rio que atravessa o deserto do Saara é o rio Nilo.

 

- As principais espécies animais que vivem nessa região desértica são: dromedários, cabras, raposa-do-deserto (feneco), escorpião-amarelo e adax (espécie de antílope). Porém, vale ressaltar que estas espécies vivem em regiões específicas do deserto saariano, ou seja, não são encontradas em toda extensão desértica.


 

oásis no deserto do Saara

Paisagem de um oásis no Deserto do Saara.


 

Caravana de beduínos passando pelo deserto do Saara

Caravana de beduínos passando pelo deserto do Saara.

 

 

 


 

atualizado em 26/11/2021

Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)