Deserto do Saara

Localização, características, temperatura, relevo, oásis, curiosidades, geografia, foto, resumo

Saara: o maior deserto do mundo
Saara: o maior deserto do mundo

 

Introdução (localização geográfica)

 

O Saara é o maior deserto do mundo. Localiza-se na região norte da África. Seu território estende-se pelos seguintes países: Egito, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. Faz fronteira ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o rio Níger, a leste com o mar Vermelho e oeste com o Oceano Atlântico.

 

 

Conhecendo o Saara (principais características):

 

Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas. Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.

 

As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara. Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.

 

Curiosidades: 

 

- A deserto do Saara possui pouco mais de 9 milhões de quilômetros quadrados.


- A palavra Saara deriva da palavra tenere que na língua tuaregue significa deserto.


- O principal rio que atravessa o deserto do Saara é o rio Nilo.

 

 

 Paisagem de um oásis no Deserto do Saara