Continente Americano

Dados gerais, países, características, relevo, economia, mapa, vegetação, principais cidades, rios, colonização, resumo, bibliografia, Geografia, origem do nome

Mapa antigo da América (século XVI)
Mapa antigo da América (século XVI)

 

Introdução

 

A América é um continente localizado no hemisfério ocidental da Terra. É o segundo maior continente, no tocante a extensão territorial. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pelo Oceano Pacífico e ao norte pelo Oceano Glacial Ártico.

 

Em função do seu tamanho, o continente é subdivido em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central.

 

Origem do nome

 

O nome do continente é uma homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio, que navegou pela região da América Central no começo do XVI. O nome “América” foi citado pela primeira vez, em 1507, num livro intitulado Cosmographiae Introductio, escrito pelo cartógrafo alemão Matthias Ringmann.

 

Colonização (história resumida)


Antes da chegada dos europeus no final do século XV e início do XVI, o continente americano era habitado exclusivamente por povos indígenas de várias nações. No final do século XV, a partir de 1492, os espanhóis começaram a colonizar as regiões do México, América Central e a faixa oeste da América do Sul. Nas primeiras décadas do século XVI, os portugueses começaram a colonizar o território oriental da América do Sul (atual Brasil). No século XVII, foi a vez dos ingleses e franceses colonizarem a América do Norte (região dos atuais Estados Unidos e Canadá).

 

Mapa da América Político

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa político da América

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados Gerais (geográficos, demográficos, sociais e econômicos):

 

- Extensão territorial: 42.459.000 km²

 

- População: 1,01 bilhão de habitantes (estimativa 2017)

 

- Densidade demográfica: 23,55 habitantes por km².

 

- Quantidade de países: 35

 

- Principais línguas: espanhol, inglês, português e francês.

 

- PIB (nominal): US$ 25,1 trilhões (estimativa 2017)

 

- PIB per capita: US$ 25.000 (estimativa 2017)

 

- Fuso horário: UTC -10 a UTC -2

 

- Cidades mais populosas: São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Lima (Peru) e Nova York (EUA).

 

- Ponto mais elevado: Pico do Monte Aconcágua com 6.962 metros, localizado na Argentina.

 

- Gentílico: americano (a).

 

- Principais unidades do relevo: Montanhas Rochosas (oeste da América do Norte), Cordilheira dos Andes (oeste da América do Sul) e Apalaches (leste dos EUA).

 

- Principais rios: rio Amazonas (América do Sul), rio Mississipi (EUA), rio Paraná (América do Sul) e rio São Francisco (Brasil).

 

- Vegetação (principais tipos): florestas tropicais (norte da América do Sul); Cerrado (região central do Brasil); Caatinga (interior do Nordeste do Brasil); Estepes (centro-oeste da América do Sul e oeste dos EUA); Floresta de Coníferas (região norte do Canadá); Tundra (extremo norte do Canadá) e Pradarias (centro dos EUA e Canadá, Uruguai e sul da Argentina).

 

- Países da América: Antiga e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Estados Unidos da América, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

 

- Principais blocos econômicos: Nafta (EUA, Canadá e México) e Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).