Rio Yangtzé

O Yangtzé é um rio localizado na China. É o mais extenso do país.

Rio Yangtzé: maior rio da China e da Ásia
Rio Yangtzé: maior rio da China e da Ásia


Localização geográfica

 

O rio Yangtzé é o rio mais extenso da China e também da Ásia (é o terceiro mais longo do mundo) e o sexto em volume de água do mundo. Também conhecido como rio Azul, ele nasce na região centro-oeste do território chinês e flui para leste até desaguar no Oceano Pacífico. Ele é tão extenso que percorre oito províncias da China e drena cerca de 20% do território do país.



Dados hidrográficos e informações importantes:

 

- Extensão: 6.300 quilômetros

 

- Nascente: montanhas do Tibete (região centro-oeste da China) a 5.042 metros de altitude.

 

- Foz: Mar da China Oriental (Oceano Pacífico).

 

- Principais afluentes: rio Min, rio Yalong, rio Hu, rio Wan, rio Jialing, rio Zi, rio Gan e rio Huangpu.

 

- Superfície da bacia do rio: 1,8 milhão de km².

 

- Caudal médio do rio: 31.800 m³/s.



Importância

 

O rio Yangtzé é muito importante na China, principalmente para a prática da agricultura. As planícies são férteis e muito utilizadas para o plantio de diversos gêneros agrícolas como, por exemplo, arroz, milho, trigo, cevada e favas.

 

O rio também é utilizado para navegação em diversos trechos, fazendo a ligação, via fluvial, de importantes cidades. O transporte de pessoas e mercadorias (principalmente produtos industrializados) é realizado em larga escala através desta via.

 

Há também várias usinas hidrelétricas instaladas no rio Yangtzé, que geram energia elétrica para milhões de chineses. A maior usina hidrelétrica da China e segunda maior do mundo, a Usina de Três Gargantas, está instalada no rio Yangtzé.

 

Foto Noturna do rio Yangtzé em Wuhan, China

Rio Yangtzé: também conhecido como rio Azul é um dos mais importantes da China.

 

 

Ecossistema do rio

 

O Yangtzé possui um ecossistema diversificado, incluindo espécies únicas como o esturjão chinês e o golfinho do rio Yangtzé, que infelizmente está em perigo crítico de extinção.



Problemas ambientais

 

O rio enfrenta vários desafios ambientais, incluindo poluição, sedimentação e impactos da construção de barragens, que afetam a biodiversidade e a qualidade da água.

 

 

 

 




Atualizado em 27/11/2023