20 Curiosidades sobre a China

Apresentamos informações curiosas sobre a China a República Popular da China.

Muralha da China: maior construção do mundo
Muralha da China: maior construção do mundo

 

Curiosidades sobre a China


1 - A China é o país com maior população mundial. O país possui 1,428 bilhão de habitantes (estimativa 2023).

 

2 - Em função da elevada população, o governo chinês criou uma lei determinando que cada casal só pode ter um filho. Esta lei vigorou no país entre os anos de 1980 e 2015. Atualmente, a lei chinesa permite a cada família ter até 3 filhos.

 

3 - A China possui a maior construção do mundo, a Muralha da China. Ela possui 21.196 quilômetros de extensão.

 

4 - Na China nascem cerca de 20% mais meninos do que meninas. Isso faz com que haja uma grande quantidade de homens solteiros no país.

 

5 - É comum o hábito do arrotar durante a refeição. É uma demonstração de que aprovou a comida.

 

6 - A culinária chinesa é para nós, ocidentais, muito estranha. Os chineses apreciam carne de cobra e de cachorro (principalmente em ensopados). Espetinhos de escorpião, grilo e cigarra são encontrados facilmente nas ruas. Outros pratos exóticos são: barbatana de tubarão, sopa de ninho de andorinha e testículos de várias espécies de animais.

 

7 - As leis chinesas são extremamente rigorosas e a pena de morte é aplicada para diversos tipos de crime.

 

8 - Na China os idosos são muito valorizados em função das experiências de vida e cultura que carregam. Por isso, cerca de 30% das famílias chinesas possuem um dos avós morando junto.

 

9 - A China é o segundo país mais poluidor do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos (referente à emissão de dióxido de carbono).

 

10 - A China é o país que mais consome energia no mundo. O problema é que o país usa o carvão mineral (altamente poluente) para gerar cerca de 70% de sua energia.

 

11 - A escrita chinesa é ideográfica, ou seja, usa símbolos gráficos para representar palavras e conceitos abstratos (que não possuem existência concreta ou material).

 

12 - Na China, os atos de cuspir e assoar o nariz na rua são considerados sinais de higiene. Para os chineses, essas atitudes significam que a pessoa está tirando algo sujo de dentro do corpo.

 

13 - Embora tenha adotado, nas últimas décadas, várias medidas capitalistas na área econômica, a China ainda mantém o velho controle estatal socialista na área política.

 

14 - A China é considerada na atualidade (2023) a terceira maior força militar do mundo. Ela fica atrás apenas dos EUA e Rússia.

 

15 - O Ano Novo Lunar Chinês é o feriado chinês tradicional mais significativo. As celebrações envolvem reuniões familiares, festas e trocas de presentes, e o feriado termina com um festival de lanternas.

 

16 - A língua chinesa, especialmente o mandarim, é a língua mais falada do mundo.

 

17 - O Exército de Terracota, descoberto em 1974, consiste em mais de 8.000 soldados e cavalos em tamanho real enterrados com o primeiro Imperador da China, Qin Shi Huang.

 

18 - Recentemente, o país fez avanços significativos na exploração espacial, incluindo as missões lunares Chang'e e a missão Tianwen em Marte.

 

19 - A medicina tradicional chinesa, que inclui práticas como acupuntura e fitoterapia, é usada há milhares de anos e ainda é amplamente praticada.

 

20 - A China possui a maior rede de trens de alta velocidade do mundo, com mais de 37.000 quilômetros.

 

Foto com várias lanternas decoradas, coloridas e acesas

Festival de lanternas na China: encerramento da festa do ano novo lunar chinês.

 

 

Produção de papel na China no século XVII

De acordo com muitos historiadores, o papel foi inventado na China por volta do ano 105. Seu inventor teria sido Cai Lun, um funcionário da corte imperial chinesa. Cai Lun usou fibras de bambu e casca de amoreira para fazer o primeiro papel. Na imagem acima, observamos um fabricante chinês de papel do século XVII.

 

 

Cobras numa espécie de churrasqueira na China

A carne de cobra é uma iguaria muito apreciada na culinária chinesa.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).