Vale do Nilo

O Vale do Nilo é uma área da África Setentrional formada pelos territórios do Egito e Sudão.

Vale do Nilo: região de grande importância na África
Vale do Nilo: região de grande importância na África

 

O que é e localização geográfica

 

O Vale do Nilo é uma área da África Setentrional, localizada no vale do rio do Nilo. O Vale do Nilo localiza-se, portanto, nos territórios do Egito e do Sudão. Este rio é de extrema importância para a região, pois atravessa o extenso deserto do Saara.

 

As principais características do Vale do Nilo são:

 

O Vale do Nilo é uma região fértil em pleno deserto do Saara, graças às cheias do rio, que inundam as margens, e também dos sistemas de irrigação e abastecimento de água.

 

O rio Nilo é muito usado para a navegação comercial e também de transporte de mercadorias.

 

A agricultura é realizada nas margens férteis do rio Nilo, assim que as águas voltam para o rio, deixando as terras úmidas e férteis. Arroz e cana-de-açúcar são os gêneros agrícolas mais cultivados na região.

 

O Nilo possui um potencial hidrelétrico significativo, com várias barragens e estações de energia hidrelétrica construídas ao longo de seu curso para aproveitar sua energia para geração de eletricidade e fins de irrigação.

 

No Vale do Nilo, na região de fronteira entre o Egito e o Sudão, encontra-se a Usina hidrelétrica de Assuã. Finalizada na década de 1970, ela gera grande parte da energia utilizada no Egito e no Sudão.

 

No Vale do Nilo estão localizadas as cidades mais importantes da região como, por exemplo, Cairo, El Giza, Asiut, Assuã e Alexandria (no Egito); Ondurmã, Atbara e Cartum (no Sudão).

 

A região do vale do Nilo está localizada numa área de clima desértico. No vale do Nilo, a temperatura média anual é de 25 °C. O índice pluviométrico é baixíssimo (cerca de 20 mm por ano).

 

O Rio Nilo e seus habitats circundantes suportam uma flora e fauna diversificadas, incluindo várias espécies de peixes, aves e mamíferos. O rio serve como um corredor vital para espécies migratórias e contribui para a biodiversidade regional.

 

Próximo à sua foz, o Nilo forma o Delta do Nilo, uma região em forma de triângulo no norte do Egito, onde o rio se espalha e deságua no Mar Mediterrâneo. O delta é uma área densamente povoada e produtiva em agricultura.



Países do Vale do Nilo

 

- Egito

 

- Sudão

 

História

 

Foi no vale do Nilo que se desenvolveu uma das mais brilhantes civilizações da Antiguidade: a civilização egípcia. O rio Nilo foi de fundamental importância para os egípcios, pois estes o utilizavam para navegação, irrigação agrícola e também para obtenção de água para o consumo humano e de animais. Os egípcios construíram represas e canais de irrigação que garantiam o abastecimento de água em plena região desértica.

 

Foto com montanhas ao fundo, árvores e rio na parte inferior

Rio Nilo no Egito: região com vegetação em suas margens.

 

 




Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005).