Vegetação da África

O continente africano apresenta uma grande diversidade de vegetação.

Paisagem da savana africana
Paisagem da savana africana

 

Introdução



Em função do vasto território, a África apresenta uma grande diversidade de vegetações. O tipo de vegetação está relacionado, principalmente, ao clima presente na região.

 


Principais tipos de vegetação da África e suas características:


 

1 - Savanas 

 

Presentes nas faixas norte e sul das florestas tropicais e também na região sudeste do continente africano. É composta por gramíneas, com presença espalhada de árvores de pequeno porte e arbustos (vegetal lenhoso que possui caule com ramificações desde a base).

 

2 - Estepes


Faixa presente ao norte e nordeste das savanas. É uma vegetação de transição das savanas para a vegetação desértica. Vegetação tipicamente rasteira composta por herbáceas.

 

 

3 - Vegetação Mediterrânea


Presente no extremo norte da África (litoral do Mar Mediterrâneo) e também no litoral sul da África do Sul. Vegetação composta por gramíneas e arbustos. 

 

4 - Vegetação desértica


Presente no deserto do Saara é composta por arbustos de galhos secos bem espaçados e gramíneas. Porém, estes tipos de vegetação aparecem apenas em áreas com cursos de água (raros no deserto). Em grande parte do deserto do Saara não há qualquer tipo de vegetação.

 

 

 


5 - Floresta Equatorial


Presente na região central e centro-oeste do continente. Composta por vegetação fechada, emaranhada e densa. Influenciada, principalmente, pelo elevado índice de chuvas na região.

 

Floresta equatorial da região central da África

Floresta Equatorial: típica vegetação da região central da África.



 



atualizado e revisado em 07/12/2021

Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Universidade Guarulhos (2005)