Planaltos Brasileiros
No relevo brasileiro existem várias regiões com presença de planaltos.

Lista com o nome, localização e características dos planaltos do relevo do território do Brasil:
- Planaltos Residuais Norte-Amazônicos (norte de Roraima e nordeste do Amazonas). Terrenos de formação cristalina antiga com presença de serras (Serra Imeri, Serra Parima e Serra Pacaraima). Nesta região localiza-se o pico mais elevado do território brasileiro: Pico da Neblina, na Serra do Imeri, com 2.994 metros de altura.
- Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba (região centro-leste). Formado por terrenos sedimentares. As principais serras são: Serra das Mangabeiras e Espigão Mestre.
- Planaltos e Chapadas dos Parecis (região centro-oeste). Formado por terrenos sedimentares. Presença da Serra do Roncador e Serra das Araras.
- Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste (região sudeste). Presença de terrenos cristalinos e escarpas (serras). As principais serras são: Serra do Espinhaço, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Canastra.
- Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná (região centro-sul). Formado por terrenos basálticos e sedimentares. Destaque para a Serra do Caiapó e a Serra de Maracaju.
- Chapadas do Araripe, do Apodi e Chapada Diamantina, além do Planalto da Borborema. Estes planaltos estão localizados na região Nordeste.
* Observação: de acordo com a proposta de Jurandyr Ross.
|
Planalto das Guianas (ou Escudo das Guianas), localizado no extremo norte do Brasil, na fronteira com Venezuela e Guianas. |
|
Planalto da Borborema na região do agreste nordestino. |
Atualizado e revisado em 07/03/2022
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Geografia do Brasil
Autor: Ross, Jurandyr
Editora: Edusp
Fontes de referência do texto:
- ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014.