Planaltos Brasileiros

Nomes dos planaltos, chapadas, localização, resumo, principais características, exemplos de serras (escarpas), formação do solo

Serra do Mar no estado de São Paulo
Serra do Mar no estado de São Paulo


Lista com o nome e localização dos planaltos do relevo do território do Brasil.

 

- Planaltos Residuais Norte-Amazônicos (norte de Roraima e nordeste do Amazonas). Terrenos de formação cristalina antiga com presença de serras (Serra Imeri, Serra Parima e Serra Pacaraima). Nesta região localiza-se o pico mais elevado do território brasileiro: Pico da Neblina, na Serra do Imeri, com 2.994 metros de altura.

 

- Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba (região centro-leste). Formado por terrenos sedimentares. As principais serras são: Serra das Mangabeiras e Espigão Mestre.

 

- Planaltos e Chapadas dos Parecis (região centro-oeste). Formado por terrenos sedimentares. Presença da Serra do Roncador e Serra das Araras.

 

- Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste (região sudeste). Presença de terrenos cristalinos e escarpas (serras). As principais serras são: Serra do Espinhaço, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Canastra.

 

- Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná (região centro-sul). Formado por terrenos basálticos e sedimentares. Destaque para a Serra do Caiapó e a Serra de Maracaju.


* Observação: de acordo com a proposta de Jurandyr Ross.