Fernão de Magalhães
Fernão de Magalhães foi um importante navegador português do século XVI.
Quem foi
Fernão de Magalhães foi um importante navegador português. Também foi um membro da nobreza portuguesa no século XVI. Atuou também como soldado, explorador e marinheiro.
Junto com Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Américo Vespúcio e Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães é considerado um dos grandes nomes do período histórico conhecido como Grandes Navegações.
A primeira viagem de circum-navegação
Ele ficou historicamente muito conhecido por comandar a primeira viagem de circum-navegação pelo globo terrestre. Ou seja, Fernão de Magalhães foi o primeiro comandante de uma frota que tinha como uma missão a serviço do Rei da Espanha fazer a volta ao mundo, através de uma expedição marítima. Porém, ele não conseguiu ver o desfecho da expedição, pois foi morto durante a viagem.
Por conta da morte Magalhães, a frota passou a ser comandada por Juan Sebastián Elcano (navegador espanhol). Essa viagem, que ficou conhecida também pelo nome de Expedição de Magalhães-Elcano, teve início em 1519 e terminou em 1522.
Biografia resumida
Em 1480, nasceu Fernão de Magalhães na cidade de Sabrosa (Portugal).
Herdeiro de Rui de Magalhães e de Alda de Mesquita, com apenas 10 anos Fernão já era o Pajem da Corte da Rainha D. Leonor, que era esposa do Rei D. João II.
Em dezembro de 1517, Fernão de Magalhães se casou com Beatriz Barbosa.
Em março de 1505, aos 25 anos, Fernão de Magalhães fez o alistamento na Armada da Índia, na frota enviada para conceder o vice-reinado a D. Francisco de Almeida. Ele foi o primeiro vice-rei da história do país.
No ano de 1517, Fernão de Magalhães encontrou o feitor da "Casa de la Contratación” cujo nome era Rui Faleiro. Juntos eles seguiram para Sevilha para um projeto em que ambos eram adeptos: fazer com que a Espanha conseguisse alcançar as Moluscas pelo ocidente, através dos mares que não estavam reservados pelos portugueses no Tratado de Tordesilhas.
Faleiro também tinha como missão provar que ilhas das especiarias estavam localizadas no hemisfério espanhol.
Na data de 20 de setembro de 1519, o navegador português deu início à viagem de circum-navegação, partindo de Sanlúcar de Barrameda, porto português localizado no oceano Atlântico. Ainda neste ano, a tripulação conseguiu chegar à Baía de Guanabara.
Em 1520, ele alcançou a foz do Rio da Prata; fez invernada na baía de S. Julião; dominou um motim; e atravessa o Estreito, conseguindo chegar ao Oceano Pacífico.
No dia 27 de abril 1521, na fase final da viagem de circum-navegação, Fernão de Magalhães alcançou o arquipélago das Filipinas, mas não foi muito bem recebido pelos nativos locais. Ele foi atingido por uma flecha indígena e morreu na ilha de Manctan, situada neste arquipélago.
Fernão de Magalhães: um dos principais navegadores do começo do século XVI. |
As descobertas de Fernão de Magalhães
• Descoberta do Estreito de Magalhães: em 1520, Magalhães descobriu o estreito na ponta sul da América do Sul que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. Esse estreito foi posteriormente nomeado Estreito de Magalhães em sua homenagem. Navegar por este perigoso estreito foi uma das principais realizações de sua expedição e provou que havia uma rota prática para as Índias Orientais contornando as Américas.
• Primeiro Europeu a Entrar no Pacífico pelo Estreito de Magalhães: Magalhães foi o primeiro europeu a navegar do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico, alcançando isso após navegar pelo estreito que leva seu nome. Sua expedição, portanto, provou a vastidão do Pacífico e o potencial de uma rota ocidental para a Ásia.
• Demonstração da Circunferência e Esfericidade da Terra: a circunavegação do globo pela frota de Magalhães (concluída sob o comando de Juan Sebastián Elcano após a morte de Magalhães) forneceu evidências práticas da esfericidade da Terra e deu um entendimento mais preciso de seu tamanho.
• Primeiro Contato com Vários Povos Indígenas: a expedição de Magalhães levou ao primeiro contato europeu com vários povos indígenas na América do Sul e nas Ilhas do Pacífico, incluindo nas Filipinas, onde Magalhães acabou sendo morto na Batalha de Mactan em 1521.
Curiosidades históricas:
- O nome "Estreito de Magalhães", assim denominada a passagem navegável localizada no Sul da América do Sul, com cerca de 600 quilômetros de extensão, recebeu esse nome em homenagem à famosa expedição de Fernão de Magalhães, que atravessou o estreito em 1520.
- Fernão de Magalhães era integrante da Ordem de Santiago (importante ordem religiosa e militar da Península Ibérica).
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.