Plano Marshall

O Plano Marshall foi o plano norte-americano para a reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial.

O secretário de estado dos Estados Unidos, George Marshall: idealizado do Plano Marshall
O secretário de estado dos Estados Unidos, George Marshall: idealizado do Plano Marshall

 

O que foi e seu contexto histórico

 

Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. Neste contexto, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.

 

O Plano Marshall deve ser entendido dentro do contexto histórico da Guerra Fria, pois foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. O Plano foi colocado em operação em 1947.



Principais objetivos do Plano Marshall:

 

Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;


Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;


Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética.


Promover a integração das Nações Europeias.


Evitar a estagnação do comércio mundial.


Expandir a produção agrícola e industrial europeia.



Resultados principais:

 

O Plano Marshall foi exitoso e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. Para os Estados Unidos o resultado também foi muito positivo, pois aumentou as exportações norte-americanas para a Europa Ocidental, além de expandir a influência política dos EUA sobre a região.


Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.



Curiosidade histórica:

 

- Reino Unido, França e Inglaterra foram os países que receberam mais ajuda financeira dos Estados Unidos através do Plano Marshall.



Poster promocional do Plano Marshall
Poster promocional do Plano Marshall

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).