Guerra do Pacífico (1879 a 1884)

Essa guerra foi um dos principais conflitos armados da América do Sul no século XIX.

Guerra do Pacífico: um dos principais conflitos armados da História da América do Sul.
Guerra do Pacífico: um dos principais conflitos armados da História da América do Sul.

 


O que foi a Guerra do Pacífico

 

A Guerra do Pacífico foi um conflito significativo que envolveu o Chile contra uma aliança da Bolívia e do Peru. A guerra durou de 1879 a 1884 e é particularmente notada por suas batalhas por territórios costeiros no Oceano Pacífico.




Principais causas da Guerra do Pacífico

 

As principais causas da Guerra do Pacífico derivaram de disputas por território e recursos. O conflito centrava-se no controle do Deserto de Atacama, rico em depósitos de nitrato, vitais para a produção de fertilizantes e explosivos. A decisão da Bolívia de impor impostos a uma empresa chilena de nitrato, apesar de um acordo anterior de não fazê-lo, e o subsequente confisco da propriedade da empresa, foram gatilhos diretos para a guerra.

 

Outras causas estão relacionadas às ambições geopolíticas e o desejo de acesso costeiro, especialmente para a Bolívia sem litoral, desempenharam papéis significativos. Tanto o Chile como a Bolívia tinham importantes interesses geopolíticos na região. A Bolívia, sendo um país sem litoral, procurou manter o seu acesso ao mar através da costa do Pacífico, enquanto o Chile procurou expandir o seu território e influência na região.

 

Foto antiga mostrando o exército chileno numa cidade boliviana durante a Guerra do Pacífico

Guerra do Pacífico: soldados chilenos após a tomada da cidade de Antofagasta (1879)




Principais eventos e batalhas:

 

A guerra contou com várias batalhas e eventos-chave. Entre eles, destacam-se:


- A Batalha Naval de Iquique (21 de maio de 1879): a marinha chilena conquistou uma vitória significativa, apesar de perder o navio Esmeralda.

- Batalha Naval de Angamos (8 de outubro de 1879): aconteceu perto do ponto de Angamos, na costa da Bolívia (hoje parte do Chile). Foi um enfrentamento decisivo entre as marinhas do Chile e da aliança de Peru e Bolívia.


- A Batalha de Tarapacá (27 de novembro de 1879): o Peru obteve uma vitória, mas não conseguiu capitalizar devido a problemas logísticos.


- A ocupação de Lima (janeiro de 1881): as forças chilenas capturaram a capital peruana após vencerem batalhas como San Juan e Miraflores.


- A Batalha de Huamachuco (10 de julho de 1883): foi uma das últimas grandes batalhas onde o Chile derrotou a resistência peruana.

 

 

Pintura mostrando uma batalha naval entre dois navios

Cena da Batalha Naval de Angamos (1879)

 

 


Como terminou

 

A guerra concluiu com uma vitória para o Chile. O Tratado de Ancón (1883) com o Peru e a Trégua de Valparaíso (1884) com a Bolívia formalizaram o controle do Chile sobre territórios valiosos. A Bolívia perdeu seu acesso ao mar, tornando-se um país sem litoral, e o Peru cedeu a província de Tarapacá ao Chile.




Principais consequências da Guerra:


• O Chile expandiu significativamente seu território, ganhando áreas ricas em recursos, o que contribuiu para seu desenvolvimento econômico.


• A perda da costa pela Bolívia teve consequências econômicas e geopolíticas de longo prazo, levando a tensões e negociações contínuas por acesso soberano ao Pacífico.

• A guerra alterou a dinâmica de poder regional, posicionando o Chile como uma força militar e econômica dominante na costa do Pacífico da América do Sul.


• O conflito deixou cicatrizes profundas nos psicológicos nacionais de Bolívia e Peru, influenciando suas políticas externas e políticas internas por décadas.


• A guerra também levou a mudanças sociais e políticas significativas nos países envolvidos, incluindo a eventual agitação civil e mudanças de governo na Bolívia e no Peru.

 

 

 



Publicado em 19/01/2024

Por Jefferson Evandro M. Ramos (historiador e professor de História)