Aramaico

O aramaico é uma antiga língua semítica que foi amplamente falada no Oriente Médio e serviu como língua franca em várias regiões durante a antiguidade, sendo ainda utilizada em algumas comunidades hoje.

Texto antigo escrito em aramaico
Texto antigo escrito em aramaico

 

O que é

 

Aramaico é uma antiga língua semítica, cujo nome deriva do povo arameu. Difundida da Síria até a Mesopotâmia ocidental, tornou-se a língua principal da região quando os caldeus que falavam o aramaico fundaram o Império Neobabilônico.

 

Origem

 

O aramaico começou a surgir como uma língua distinta por volta do final do século XI a.C. Originou-se entre os arameus, um grupo de tribos nômades e seminômades de fala semítica na região que hoje é a Síria e arredores.


O uso generalizado do aramaico começou com o Império Assírio e continuou sob o Império Babilônico. Quando esses impérios expandiram seus territórios, o aramaico, sendo mais fácil de aprender do que o acadiano (a língua franca anterior da região), foi adotado como a língua da administração e comunicação entre diferentes povos e culturas dentro dos impérios.



Regiões e auge do aramaico

 

Antes da Era Cristã, o aramaico se difundiu por quase todos os territórios do Mediterrâneo até as montanhas da Armênia e do Curdistão.

 

Durante o exílio babilônico (“cativeiro da Babilônia”, em 598 a.C.), o povo hebreu aprendeu o aramaico, que superou o hebraico no uso comum e também na redação dos textos sagrados.

 

O auge do aramaico entre os hebreus ocorreu entre os séculos II e VI d.C. Após este período, voltou a prevalecer a língua hebraica.



Crise do aramaico

 

A expansão islâmica (séculos VII e VIII) substituiu por quase toda parte o aramaico pelo árabe. Atualmente, o aramaico é falado apenas em poucos e pequenos vilarejos na Síria, Iraque e Líbano.



Você sabia?

 

- O aramaico era a língua falada por Jesus Cristo.

 

Pintura representando Jesus Cristo

O aramaico era a língua falada por Jesus Cristo.

 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).