Quarta Cruzada (1202 - 1204)

Quando ocorreu, resumo, consequências, objetivo, bibliografia, imagem, resultado, forças envolvidas, Império Latino

Cruzados conquistam Constantinopla em 1204
Cruzados conquistam Constantinopla em 1204

 

Introdução - o que foi e período em que ocorreu


Também conhecida como “Cruzada Comercial”, a Quarta Cruzada foi uma expedição militar de caráter religioso (no início), empreendida por cavaleiros cristãos, que ocorreu entre os anos de 1202 e 1204. Contou, principalmente com a participação de cavaleiros franceses e venezianos.

 

Resumo dos principais objetivos e consequências

 

O objetivo inicial dos cruzados da Quarta Cruzada era a conquista da Terra Santa (Jerusalém), que estava dominada pelos muçulmanos. Porém, o objetivo inicial foi deixado de lado e os cruzados tomaram e saquearam a cidade de Constantinopla (capital do Império Bizantino), em 1204. Os vitoriosos cruzados fundaram na região o Império Latino (Imperium Romaniae), que existiu entre 1204 e 1261.

 

O nome de “Cruzada Comercial” está relacionado a uma das consequências desta expedição. Muitos cruzados, após o saque de Constantinopla, passaram a comercializar os produtos saqueados no retorno para a Europa. Logo, esta cruzada teve grande importância para o renascimento comercial, que ocorreu na Europa a partir do século XIII, dando início ao processo de crise do feudalismo.

 

Vale ressaltar que os venezianos, fortes comerciantes do período, tinham também como meta estabelecer a supremacia comercial no Oriente. Neste contexto, os cruzados, principalmente os venezianos, tomaram a cidade de Zara (cidade da Croácia na atualidade), por ser um ponto comercial estratégico.

 

Forças envolvidas nos combates:

 

- Cruzados: cerca de 20 mil homens e 210 navios venezianos.

 

- Bizantinos: cerca de 15 mil homens e apenas 20 navios.

 

 

Última revisão: 10/10/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).