Oligarquia

Oligarquia é um tipo de governo que é exercido por um pequeno grupo de indivíduos.

Oligarquia: um pequeno grupo no comando do poder
Oligarquia: um pequeno grupo no comando do poder

 

Significado (definição)

 

Governo de poucas pessoas. Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo, é o fato de que os interesses políticos e econômicos do grupo dominante prevalecem sobre os da maioria da população.

 

Etimologia (origem da palavra)

 

A palavra "oligarquia" tem origem na palavra grega oligarkhia, que significa "governo de poucos".

 

 

Frase Exemplo:

 

Nos primeiros anos da República, o Brasil foi governado por uma oligarquia.

 

 

Explicação da frase:

 

Entre os anos de 1889 (Proclamação da República) e 1930 (início da Era Vargas), o Brasil foi governado por uma elite, formada por grandes proprietários rurais e pecuaristas (conhecidos como coronéis). Os interesses sociais de grande parte da população foram deixados de lado, sendo que a política era feita para garantir os interesses políticos e econômicos desta oligarquia. Este sistema também foi conhecido como coronelismo. Esse período ficou conhecido na História do Brasil como "República das Oligarquias".

 

 

Palavras derivadas:

 

- Oligárquico (que participa de uma oligarquia, referente à oligarquia).


- Oligarca (partidário ou integrante de uma oligarquia).

- Oligarquismo (predomínio das oligarquias).


- Oligarquizar (transformar em oligárquico).

 

Foto mostrando integrantes da oligarquia

Integrantes de uma oligarquia do começo do século XX.



Exemplos de governos oligárquicos na História Antiga:

 

Grécia Antiga: em Atenas, o corpo governante era chamado de Areópago, que consistia em ex-arcontes (governantes) que ocuparam seus cargos por toda a vida. Este grupo tinha o poder de interpretar leis e julgar casos, tornando-os uma força poderosa na política ateniense. Em Esparta, uma oligarquia conhecida como Conselho dos Anciãos detinha o poder. O Conselho consistia em dois reis e 28 anciãos eleitos vitaliciamente. Eles tinham controle sobre todos os aspectos da vida espartana, incluindo educação, aplicação da lei e assuntos militares.


República Romana: a República Romana era governada por um Senado composto por patrícios ricos (aristocratas). Esses senadores eram nomeados vitaliciamente e tinham o poder de governar os territórios de Roma e fazer leis.


Etruscos: na Antiguidade, os etruscos, que habitavam o que hoje é a Itália moderna antes da ascensão de Roma, também tinham um governo oligárquico. Seu corpo governante era composto por aristocratas ricos conhecidos como lucumones. Estes líderes serviram tanto como líderes religiosos como políticos e tiveram controlo sobre todos os aspectos da sociedade etrusca.

 

Pintura mostrando os senadores romanos reunidos

Senado Romano: exemplo de governo oligárquico durante a República Romana.

 

 

Você sabia?

 

O termo oligarquia foi utilizado na Grécia Antiga pelo filósofo Aristóteles. De acordo com ele, a oligarquia era formada por um pequeno grupo de pessoas ricas.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).