Olmecas: cultura, mitologia e economia

Conheça as principais características culturais, mitológicas e econômicas dos olmecas.

Homem_Jaguar: espécie de divindade olmeca
Homem_Jaguar: espécie de divindade olmeca

 

Quem foram

 

Os Olmecas foram um povo pré-colombiano, que ocuparam a região litorânea do Golfo do México. Colonizaram a região entre 1800 a.C. e 1400 a.C. Porém, a civilização olmeca atingiu seu auge de desenvolvimento entre os séculos XV a.C. e V a.C.

 

De acordo com muitos historiadores, a civilização olmeca deu origem a outras culturas na região do México e América Central como, por exemplo, os mexicas e os maias. Por isso, ela é considerada a "Civilização-mãe" da Mesoamérica.

 

Economia

 

A economia dos olmecas era baseada na agricultura. O principal produto agrícola cultivado e consumido pelos olmecas era o milho. Porém, cultivavam também feijão, batata-doce e abóbora.

 

Os olmecas também criavam animais e faziam comércio com outras culturas da região.

 

Arquitetura

Os olmecas desenvolveram um eficiente sistema de irrigação agrícola, com muitas redes de canais. Para armazenar a água, para os períodos de estiagem, construíram reservatórios de água.

 

Arte Olmeca

 

Na arte, os olmecas se destacaram na criação de objetos de pedra vulcânica. Entre as obras mais conhecidas estão as cabeças colossais. São gigantes cabeças (entre 2 e 4 metros de altura), que representavam personagens importantes da sociedade deles.

 

Sociedade Olmeca

 

Os historiadores sabem pouco sobre a organização social dessa civilização. Porém, o que sabemos é que grande parte da população era composta por camponeses. Havia também os artesãos e comerciantes. Porém, no topo da sociedade, com mais poder, estavam os sacerdotes e os governantes. Sabemos também que muitos desses governantes também exerciam a função de sacerdotes.

 

Religião Olmeca e mitologia

 

Os olmecas eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. As divindades olmecas estavam relacionadas aos animais e as forças da natureza.

 

Possuíam também uma rica mitologia. Um dos principais personagens mitológicos dos olmecas era a Serpente Emplumada. De acordo com os mitos olmecas, foi essa serpente que criou os seres humanos, o milho e o calendário.  Ela também simbolizava a morte e a ressurreição.

 

Outro personagem importante da mitologia olmeca era o “Homem da Colheita”. Os olmecas acreditavam que foi esse homem que deu a vida para que os seres humanos pudessem produzir alimentos.

 

Os olmecas também acreditavam no deus Jaguar (onça-pintada). Esse possuía características humanas e desse felino, que era muito admirado pelo povo. De acordo com o mito, uma onça-pintada copulou com uma mulher. Dessa relação nasceram vários “homens-onças”, representados por adultos e crianças do sexo masculino. Para eles, foi o Homem-Jaguar que criou a agricultura, a domesticação dos animais e a caça.

 

Outro ser mitológico olmeca era o deus da chuva, que era representado como um jovem homem. Para os olmecas ele era muito poderoso e possuía muitos ajudantes.

 

Havia também outra divindade muito cultuada entre eles. Era o “dragão olmeca”. Ele era representado com características físicas de pássaros, onças e cobras.

 

Escrita olmeca

 

Os olmecas desenvolveram um sistema de escrita, além da epigrafia (inscrições em monumentos antigos) e do calendário. Existem poucas inscrições olmecas e elas ainda estão em processo de codificação.


Cabeça colossal feita pelos olmecas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cabeça colossal feita pelos olmecas.

 

 

 

Publicado em: 03/05/2020
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).