Restauração Portuguesa

A Restauração Portuguesa foi o evento histórico em que Portugal tornou-se independente da Espanha. Saiba mais no artigo abaixo.

Aclamação de D. João IV como rei de Portugal
Aclamação de D. João IV como rei de Portugal

 

O que foi



Nome dado à guerra entre Portugal e Espanha que começou com a revolução portuguesa de 1640 e terminou com o Tratado de Lisboa em 1668. Encerrou o período de sessenta anos de monarquia dual em Portugal e Espanha sob os Habsburgos espanhóis e estabeleceu a soberania da nova dinastia governante de Portugal.


História


Quando Felipe III de Portugal morreu em 1621, foi sucedido por Felipe IV, da Espanha. Impostos sobre os comerciantes portugueses foram então elevados, a nobreza portuguesa começou a perder sua influência e os postos do governo em Portugal foram ocupados por espanhóis. Por fim, Felipe III tentou fazer de Portugal uma província. Esta situação culminou na Guerra da Restauração Portuguesa: um golpe de estado organizado pela nobreza e pela burguesia.


Desfecho: como terminou


Antão Vaz de Almada, Miguel de Almeida e João Pinto Ribeiro e vários associados mataram o Secretário de Estado e prenderam a prima do rei, que governava Portugal em seu nome. As tropas de Felipe estavam, na época, lutando a Guerra dos Trinta Anos e enfrentando uma revolução na Catalunha. O apoio do povo tornou-se quase imediato e, em poucas horas, João, Duque de Bragança, foi aclamado rei João IV de Portugal.

 

O rei Afonso VI de Portugal

Rei Afonso VI de Portugal: assumiu o trono português após a assinatura do Tratado de Lisboa (entre Portugal e Espanha) em 1668. Foi nesse tratado que, o Reino da Espanha, reconheceu a independência portuguesa.

 

 

Última revisão: 04/11/2020

 




Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).