Revolução de 1830 na França
Na França, essa revolução de caráter liberal e burguês derrubou o rei Carlos X e o absolutismo.

O que foi e quando ocorreu
Foi um movimento de caráter liberal e popular, liderado pela burguesia francesa, que derrubou do trono o rei Carlos X. Este movimento ficou conhecido como Revolução de Julho de 1830 e, também, como as Três Gloriosas (porque ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830).
Contexto histórico e causas principais
Após o Congresso de Viena (1815), a dinastia Bourbon retornou ao poder na França. Em 1830, o rei francês era Carlos X, que retomou a antiga forma de governar baseada no absolutismo. Os franceses já haviam derrubado o absolutismo na Revolução Francesa, iniciada em 1789 e finalizada em 1799, e não tinham mais qualquer tolerância com esta forma de governo.
Em 1830, a crise e a instabilidade política na França aumentaram muito, após Carlos X dissolver o Parlamento Francês e suspender a liberdade de imprensa (medidas absolutistas).
No final de julho de 1830, o povo francês foi para as ruas. Uma verdadeira guerra civil se estabeleceu. Grande parte da Guarda Nacional, que deveria apoiar o governo, passou para o lado do movimento revolucionário. Carlos X teve que abandonar o trono e partir para o exílio.
![]() |
A Liberdade Guiando o Povo (Eugène Delacroix, 1830): obra retrata a vitória dos liberais burgueses sobre o absolutismo, na Revolução Francesa de 1830. |
As principais consequências foram:
- Queda de Carlos X do trono francês e fim do absolutismo.
- Com o apoio da burguesia, Luís Felipe I (chamado de o “Rei Burguês”), da dinastia Orleans, assume o trono.
- Retornou à França os ideais do liberalismo político e econômico, que correspondia aos anseios da alta burguesia, banqueiros e ricos industriais franceses.
- A paz retornou à França, porém, os ideais se espalham para outros países da Europa (Polônia, Países Baixos, Bélgica, Estados Alemães, Portugal e Estados Italianos), que também tiveram movimentos revolucionários entre 1830 e 1831.
Curiosidade histórica:
- Há uma famosa obra de arte que retrata (homenageia) a Revolução de 1830 na França. Esta pintura é A Liberdade guiando o povo, do pintor romântico francês Eugène Delacroix. Ela faz parte do acervo do Museu do Louvre (Paris).
![]() |
Batalha na Rue de Rohan, de Hippolyte Lecomte. Obra retrata um importante episódio da Revolução de Julho de 1830, na França. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia e vídeos indicados:
Fontes de pesquisa:
RODRIGUES, Antônio Edmilson M.; KAMITA, João Masao. História Moderna – os momentos fundadores da cultura ocidental. Petrópolis, Editora Vozes, 2018.
ARRUDA, José Jobson de Andrade; PILETTI, Nelson. Toda a História. História Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2007.
Fontes de pesquisa consultadas para a elaboração do texto:
- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.
- MORAES, Luís Edmundo. História Contemporânea – Da Revolução Francesa à Segunda Guerra Mundial: São Paulo: Contexto, 2017.