Revolução de 1830 na França

Na França, essa revolução de caráter liberal e burguês derrubou o rei Carlos X e o absolutismo.

Revolução de 1830 na França: vitória do liberalismo
Revolução de 1830 na França: vitória do liberalismo

 

O que foi e quando ocorreu


Foi um movimento de caráter liberal e popular, liderado pela burguesia francesa, que derrubou do trono o rei Carlos X. Este movimento ficou conhecido como Revolução de Julho de 1830 e, também, como as Três Gloriosas (porque ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830).



Contexto histórico e causas principais

 

Após o Congresso de Viena (1815), a dinastia Bourbon retornou ao poder na França. Em 1830, o rei francês era Carlos X, que retomou a antiga forma de governar baseada no absolutismo. Os franceses já haviam derrubado o absolutismo na Revolução Francesa, iniciada em 1789 e finalizada em 1799, e não tinham mais qualquer tolerância com esta forma de governo.

 

Em 1830, a crise e a instabilidade política na França aumentaram muito, após Carlos X dissolver o Parlamento Francês e suspender a liberdade de imprensa (medidas absolutistas).

 

No final de julho de 1830, o povo francês foi para as ruas. Uma verdadeira guerra civil se estabeleceu. Grande parte da Guarda Nacional, que deveria apoiar o governo, passou para o lado do movimento revolucionário. Carlos X teve que abandonar o trono e partir para o exílio.

 

Pintura A Liberdade Guiando o Povo

A Liberdade Guiando o Povo (Eugène Delacroix, 1830): obra retrata a vitória dos liberais burgueses sobre o absolutismo, na Revolução Francesa de 1830.

 

 

As principais consequências foram:

 

- Queda de Carlos X do trono francês e fim do absolutismo.

 

- Com o apoio da burguesia, Luís Felipe I (chamado de o “Rei Burguês”), da dinastia Orleans, assume o trono.

 

- Retornou à França os ideais do liberalismo político e econômico, que correspondia aos anseios da alta burguesia, banqueiros e ricos industriais franceses.

 

- A paz retornou à França, porém, os ideais se espalham para outros países da Europa (Polônia, Países Baixos, Bélgica, Estados Alemães, Portugal e Estados Italianos), que também tiveram movimentos revolucionários entre 1830 e 1831.



Curiosidade histórica:

 

- Há uma famosa obra de arte que retrata (homenageia) a Revolução de 1830 na França. Esta pintura é A Liberdade guiando o povo, do pintor romântico francês Eugène Delacroix. Ela faz parte do acervo do Museu do Louvre (Paris).

 

Pintura sobre a Revolução de Julho de 1830 na França

Batalha na Rue de Rohan, de Hippolyte Lecomte. Obra retrata um importante episódio da Revolução de Julho de 1830, na França.

 

 



Atualizado em 29/03/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).