Mananciais: importância e exemplos
Mananciais são fontes naturais de água, como rios, lagos e aquíferos, que abastecem ecossistemas e fornecem água potável para o consumo humano e outras atividades.
O que são (definição)
Mananciais são fontes de água-doce (superficial ou subterrânea), utilizados para o abastecimento doméstico (consumo humano) e empresarial (indústrias e empreendimentos agrícolas, por exemplo).
Mananciais podem ser superficiais, como rios, lagos e reservatórios, ou subterrâneos, como aquíferos e lençóis freáticos.
Exemplos de mananciais
- Rios
- Lagos
- Lençóis freáticos
- Represas
- Aquíferos
Importância
Os mananciais são de extrema importância, pois possibilitam o abastecimento de água para as cidades e áreas da zona rural. Estes mananciais são a principal fonte de abastecimento para os reservatórios de água.
Poluição e aumento do consumo das águas
A poluição das águas de mananciais é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Ele é gerado, principalmente, pela ocupação humana irregular em áreas de mananciais. Neste caso, as águas são contaminadas, principalmente por esgoto doméstico, ficando inadequadas para o consumo humano. Como consequência, pode ocorrer uma redução da capacidade de reposição hídrica para os reservatórios que abastecem as grandes cidades, gerando falta de água ou racionamento (necessidade de sistemas de rodízio, por exemplo).
Com a alta concentração populacional nos grandes centros urbanos brasileiros, a partir da década de 1960, este problema vem crescendo cada vez mais. Embora estas áreas sejam protegidas por leis ambientais, os governos demoram ou nada fazem para remover as pessoas que habitam irregularmente em áreas de mananciais. Quando isso não é possível, uma opção seria fazer o tratamento de todo esgoto gerado nestas áreas, para que ele não chegue ao manancial. O problema é que esta opção também é, na maioria das vezes, ignorada pelas autoridades governamentais.
Outro problema enfrentado pelos mananciais, principalmente daqueles que abastecem os grandes centros urbanos, é o aumento do consumo de água nestas áreas. Este fato tem aumentado cada vez mais a pressão sobre os mananciais destinados ao abastecimento humano.
Lago natural: exemplo de manancial. |
Você sabia?
Um manancial ideal é aquele que possui uma taxa de renovação ou recarga que permite seu uso sustentável.
Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)