Andrômeda

Na mitologia grega, Andrômeda era uma princesa etíope, filha de Cefeu e Cassiopeia, que foi acorrentada a uma rocha como sacrifício a um monstro marinho e posteriormente resgatada e desposada pelo herói Perseu.

Perseu vencendo o monstro marinho para salvar Andrômeda
Perseu vencendo o monstro marinho para salvar Andrômeda

 

Quem foi

 

Na mitologia grega, Andrômeda foi uma princesa etíope (da Etiópia, região fenícia nos mitos gregos). Era filha de Cefeo (rei da Etiópia) e Cassiopeia (rainha da Etiópia).



O mito de Andrômeda

 

De acordo com a mitologia grega, a mãe de Andrômeda se autoproclamou a mais linda entre as Nereidas (ninfas do Mar Mediterrâneo). Este fato provocou a fúria do deus grego das águas, Poseidon. Este resolveu inundar o planeta e enviar o monstro marinho Ceto (espécie de baleia) para devorar toda humanidade.

 

Desesperado, Cefeo procurou o oráculo para saber o que fazer. Foi orientado a oferecer sua filha Andrômeda para o monstro Ceto, como forma de salvar o mundo. Ceto aceita e acorrenta Andrômeda numa rocha. O herói Perseu, ao passar pela região, viu a princesa acorrentada e se apaixonou por ela. Foi até o rei e a rainha pedir a mão da princesa em casamento. Estes concordaram desde que o herói salvasse a filha do monstro marinho.

 

Então Perseu, com a cabeça da Medusa em suas mãos, foi até Ceto e a venceu. O monstro, após ser vencido pelo herói grego, foi transformado em um coral.

 

No final do mito, Perseu e Andrômeda se casaram e foram morar em Argos. Lá tiveram vários filhos que foram os governantes de Micenas.



Você sabia?

 

- Existe uma constelação, localizada no hemisfério celestial norte, chamada Andrômeda. Existe também a galáxia de Andrômeda, que está a cerca de 2,54 milhões de anos-luz da Terra.

 

- Há uma peça, escrita pelo dramaturgo grego antigo Eurípedes, que conta o mito de Andrômeda. Ela foi encenada em 412 a.C.

 

- O mito de Andrômeda tem sido um assunto popular na arte e na literatura ao longo da história. Simboliza temas de inocência, beleza, heroísmo e o poder redentor do amor. A constelação com o nome de Andrômeda também é um testemunho duradouro de sua história, colocando-a para sempre entre as estrelas no céu noturno.

 

Andrômeda, personagem da mitologia grega
Andrômeda representada numa pintura grega de 340 a.C.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).