Ícaro

Ícaro foi um personagem da mitologia grega. Veja no texto suas características e o significado da lenda.

Dédalo ajudando seu filho Ícaro para o voo de fuga de Creta.
Dédalo ajudando seu filho Ícaro para o voo de fuga de Creta.

 

Quem foi

 

Na mitologia grega, Ícaro foi um personagem da Ilha de Creta, que tentou deixar a ilha voando com seu pai. Era filho de Dédalo, importante arquiteto, artesão e inventor ateniense, que trabalhava para o rei Minos de Creta.

 

Lenda de Ícaro

 

De acordo com o mito, Dédalo projetou o labirinto do local em que vivia o Minotauro (monstro mitológico com corpo humano e cabeça de touro), na Ilha de Creta. Porém, Dédalo revelou os segredos do labirinto para Ariadne, que ajudou Teseu com informações sobre o labirinto. Teseu entrou no labirinto e matou o Minotauro.

 

Para nunca mais revelar o segredo do local, o rei Minos prendeu Dédalo e seu filho Ícaro no próprio labirinto. Para fugir, Dédalo projetou asas para ele e para seu filho Ícaro. Essas asas foram feitas com penas de gaivotas e coladas com cera de abelha.

 

O plano de Dédalo deu certo e os dois conseguiram sair voando da ilha de Creta. Porém, Ícaro não deu importância para os conselhos de seu pai e resolveu voar bem alto como se fosse um deus poderoso. Ao ficar mais próximo do Sol, o calor aumentou, a cera de abelha derreteu e as penas se desprenderam. Ícaro caiu no mar Egeu e morreu afogado. Seu pai nada pode fazer e assistiu tudo agoniado.

 

Significado da lenda de Ícaro

 

Como sabemos, os gregos antigos passavam ensinamentos através de lendas e mitos. A lenda de Ícaro, era contada, principalmente, para ensinar a importância da humildade após um êxito (vitória) e também de seguir as orientações dos mais experientes (no caso desse mito é Dédalo, seu pai). O mito também faz referência sobre a impossibilidade de um ser humano querer ter poderes semelhantes aos dos deuses.

 

A queda de Ícaro (1637), obra de arte de Jacob Peter Gowy

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A queda de Ícaro (1637), pintura de Jacob Peter Gowy.

 

 

 

 

 

 

 

 


Última revisão: 23/10/2020

___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).