Anarcossindicalismo

O anarcossindicalismo é uma ideologia defendida pelo sindicalismo revolucionário.

Bandeira que representa o Anarco-Sindicalismo
Bandeira que representa o Anarco-Sindicalismo

 

Definição (o que é)

 

Também conhecido como sindicalismo revolucionário, o anarcossindicalismo é um movimento social de caráter anarquista, que se desenvolveu, principalmente, no começo do século XX.

 

História, atuação e principais características

 

O anarcossindicalismo atribuiu aos movimentos sindicais, do período, um papel importante na luta pela emancipação da classe trabalhadora. Possuía um caráter apolítico e defendia a negociação direta entre trabalhadores e empresários.

 

Os anarcossindicalistas usavam também o instrumento da greve como mecanismo de pressionar os proprietários a atenderem suas reivindicações. 

 

No início do século XX, no Brasil, com o aumento da imigração europeia, muitos anarcossindicalistas italianos vieram viver em nosso país. Eles exerceram um papel fundamental na organização do movimento operário brasileiro e atuaram nas greves da década de 1910.

 

Você sabia?

 

- Um dos principais teóricos anarquistas, que teve grande importância na formação da base ideológica do anarcossindicalismo brasileiro, foi o russo Mikhail Bakunin.

 

- A Greve Geral de 1917, no Brasil, foi organizada por lideranças anarquistas, principalmente de origem italiana.

 

Foto do filósofo anarquista Mikhail Bakunin

Mikhail Bakunin (1814-1876): filósofo, sociólogo e teórico político russo. Foi um dos principais fundadores e defensores do anarcossindicalismo.

 

 

 

 

 



Última revisão: 22/09/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).